PRIMEIRA FASE DO XI EXAME DE ORDEM SERÁ NESTE DOMINGO


16/08/2013

No próximo domingo (18/08) serão aplicadas as provas da primeira fase do XI Exame de Ordem Unificado. O teste começa às 13 horas (horário de Brasília) e ocorre em todo o território nacional: no estado de São Paulo serão 33 locais de prova. Os candidatos deverão permanecer no mínimo 2 horas nas salas de provas e no máximo 5 horas. Em todo o país, se inscreveram 101.156 candidatos.

Contendo 80 questões de múltipla escolha (com alternativas de A a D), esta prova é pré requisito para a segunda fase do exame: o candidato tem de acertar metade das questões para seguir a etapa seguinte.

 

A aprovação no Exame de Ordem é obrigatória para que o bacharel em Direito ingresse nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil e possa exercer legalmente o ofício, como previsto na Lei Federal 8.906-94 (Estatuto da Advocacia), artigo 8º, IV.

O exame pode ser prestado pelo bacharel em Direito, ainda que esteja pendente  sua colação de grau, formado em instituição de ensino superior regularmente credenciada. Os estudantes de Direito, do nono e décimo semestres,  podem prestar  o Exame, que  será válido se cumprirem as condições do Edital.

O Exame de Ordem é aplicado em duas fases. Na primeira o candidato deve responder 80 questões objetivas (múltipla escolha), tendo de acertar 50% das questões sobre Direitos Humanos, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, além do Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da Ordem.

A prova prático-profissional, na segunda fase, consiste na redação de uma peça profissional – que vale até 5 pontos – e resposta escrita à outras quatro questões – valendo até 1,25 cada. A nota mínima para aprovação é de seis pontos.