COORDENADORA DE AÇÃO SOCIAL TOMA POSSE E PROMETE AMPLIAR ATUAÇÃO


23/08/2013

Em sessão solene na sede da OAB SP, na noite desta terça-feira (20/8), foi realizada a cerimônia de posse dos integrantes da Coordenadoria de Ação Social da OAB SP, que terá à frente Clarice D’ Urso, que prometeu ampliar o trabalho já realizado anualmente.

 

A cerimônia de posse foi presidida pelo diretor de Cultura e Eventos, Umberto D’ Urso, que representou o presidente Marcos da Costa, e contou com a participação de diretores, conselheiros desembargadores, delegados, presidente de comissões e de subsecções.

 

Umberto D’ Urso destacou a importância da coordenadoria para a sociedade e também para a OAB SP: “A coordenadoria sempre foi um braço do Departamento de Cultura e Eventos e agora assume uma condição de autonomia, de relevância, que realmente sempre mereceu esse espaço específico, adequado pelo trabalho importantíssimo que realiza para a sociedade. Hoje a Coordenadoria de Ação Social da OAB SP é reconhecida na sociedade como um braço da OAB, que desenvolve um trabalho importantíssimo para várias instituições, levando um pouco para pessoas que necessitam”, afirmou.

 

Ao proferir seu discurso à coordenadora Clarice D’Urso lembrou suas antecessoras Lígia Roxo, Lúcia Maria Bludeni e Maria Célia do Amaral Alves. Agradeceu a confiança deposita e destacou a importância da coordenadoria.

 

“Isso é a OAB e esse é o nosso trabalho. Estamos aqui buscando a participação de todos, dos advogados, da comunidade. O nosso lema é fazer o bem sem saber a quem. Nosso trabalho é ajudar quem precisa com campanhas como as campanhas do agasalho, da páscoa, dos brinquedos, do livro, entre outras. Agora faremos um mutirão junto com a Cruz Vermelha”, afirmou Clarice, que destacou o total de 63 mil unidades de leite em pó arrecadas nos eventos da OAB SP no ano passado e doado para entidades sociais.

 

O presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Fábio Romeu Canton Filho, lembrou-se dos serviços prestados à Ordem pela família D’Urso e também do papel da coordenadoria: “Todos sabem do histórico dos serviços prestados pela família D’ Urso à OAB. A coordenadoria tem importante função dentro do espectro enorme de funções e missões da nossa OAB. Diz muito respeito à CAASP as ações sociais que a coordenadoria implementa. Essa posse hoje traz simplesmente a pessoa certa para o lugar certo. Nós, da CAASP, fazemos questão de colaborar com esse importantíssimo veio da OAB, que é o veio social da entidade”, afirmou Canton.

 

O desembargador Antônio Carlos Malheiros, membro da coordenadoria, falou em nome de todos os outros integrantes da comissão “É uma honra participar dessa importante coordenadoria. A ação social, nesses tempos difíceis, é algo extremamente importante. Temos de ter ação social presente em diversas áreas. Temos de ter como ação social a implantação de projetos que efetivamente passem a assegurar os direitos dos adolescentes e das crianças, que permanecem em locais de acolhimento durante tanto tempo e são lá esquecidas, das crianças que passam pela tragédia do tráfico de pessoas. Enfim, nós temos a maior cracolândia do mundo, no centro da cidade, que merece uma atenção especial. Temos inúmeros motivos para nos sentirmos bem energizados, bem firmes, bem fortes porque são muitas as pessoas que estão necessitando da nossa ação social. Não podemos desistir das pessoas por mais difícil que seja a situação. Coisas incríveis podem acontecer se não desistirmos” ressaltou o desembargador.

 

Também fizeram uso da palavra o presidente da API (Associação Paulista de Imprensa), Sérgio Redó, falou sobre a insegurança da atualidade que tratou dos problemas sociais e da insegurança, e Marco Antônio Zito Alvarenga, presidente do  Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, lembrou que a ação social atende uma gama de pessoas de uma diversidade que merece ser levantada e merece ser exaltada. “Tenho certeza de que essa Casa não virará as costas na questão dos direitos e garantias individuais dessa população que muito precisa de nós”, afirmou.

A ex-coordenadora da coordenadoria, Maria Célia, ressaltou as qualidades da nova coordenadora e desejou sucesso.

 

Participaram da mesa o diretor adjunto do Departamento de Cultura e Eventos, Umberto D’Urso, a coordenadora da Coordenadoria de Ação Social, Clarice D´Urso, o secretário geral da Ordem, Caio Augusto Silva dos Santos, os desembargadores Eduardo Gouveia, representando o presidente do TJ-SP; Erickson Gavazza, Antônio Carlos Malheiros, Pedro Yukio Kodama, a juíza Mylene Pereira Ramos, Maria Célia do Amaral Alves, diretora da CAASP; o padre Rosalvino  Mourán Viãnyo, da Obra Social Dom Bosco; Claudio Schefer Jimenez, presidente da subsecção de Santo Amaro, representando os presidentes das subsecções; a delegada Elizabeth Massuno, Marco Antônio Zito Alvarenga, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo; Sérgio Redó, presidente da Associação Paulista de Imprensa; Rubens da Silva, assessor do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo; César Augusto Oliveira, presidente da Carpe Diem; e Marlene Campos Machado, presidente do PTB Mulher.

 

A solenidade contou com as presenças dos conselheiros Alessandro de Oliveira Brecailo, Arles Gonçalves Junior, Cláudio Peron Ferraz, Coriolano de Almeida Camargo, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Fabíola Marques, George Augusto Niaradi, Helena Maria Diniz, José Eduardo Tavolieri, Kátia Boulos, Lívio Enescu, Lúcia Maria Bludeni, Oscar Alves de Azevedo, Rosângela Maria Negão, Rui Augusto Martins, Urial Carlos Aleixo e Wudson Menezes Ribeiro.Presentes também os presidentes de comissões Constantino Savatore Morello Júnior, do Cooperativismo; Damaris Dias Moura Kuo, da Liberdade Religiosa, Gislaine Caresia, da mulher, Norberto da Silva Gomes, de Perícias Forenses, Carmen Dorade Freitas Ferreira, da Igualdade Racial.

 

O evento contou ainda com as presenças de Carlos Antônio Guedes, vice-presidente Nossa Senhora do Ó; Ana Helena Marcelino, coordenadora da Comissão de Ação Social da Subsecção de Santana; Maria Carolina Ferreira, representando o presidente da Subsecção de Pinheiros; Jorge Eluf Neto, diretor da CAASP e presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB SP; Gisele Fleury Charmillot Germano Lemos, diretora da CAASP; Viviam Gregory Torres, presidente da Comissão de Propostas de Parcerias e Convênios Públicos da OAB SP; Antônio Carlos Duarte Moreira, conselheiro representando a presidente da Subsecção do Ipiranga; Márcio Fago, presidente do Rotary; e Carolina Dias,  tesoureira da Subsecção da Lapa

 

Foram empossados como membros efetivos Adriana Galvão Moura Abilio, Ana Maria Lanatovitz, Carmen Dora de Freitas Ferreira, Carmen Jane dos Santos Pinto de Castilho, Carolina Diniz Paniza, Crisciani Harumi Funaki, Helcimara da Silva, Helena Maria Diniz, Juliana Felicidade Armede, Katia Boulos, Maria Carolina Ferreira, Maria Célia do Amaral Alves
Maria Helena Martino Zogaib, Marilda Luiza de Angelo, Nilo Sérgio da Silva, Paulo Garcia Vaz
Roberta Cristina Rossa, Rosangela Maria Negrão
Rui Augusto Martins, Sandra Neder Thomé de Freitas, Teresa Cristina Della Monica Kodama e Umberto Luiz Borges D’Urso; e como membros consultores Adriana de Melo Nunes Martorelli, Antonio Carlos Malheiros, Elisabeth Massuno, Kozo Denda e Mylene Pereira Ramos; e como membros colaboradores Márcia Maria Gonçalves da Silva Sago e Marlene Campos Machado