Comissão OAB Vai à Faculdade toma posse e lança livro


18/09/2013

Em cerimônia realizada na última segunda-feira (16/9), foram empossados os membros da Comissão OAB Vai à Faculdade, presidida pelo advogado João Luiz Ribeiro dos Santos. O diretor-tesoureiro, Carlos Roberto Fornes Mateucci, empossou os novos membros, representando o presidente da Ordem Marcos da Costa. O presidente da Subsecção de Araraquara, João Milani Veiga, que prestigiou a posse, elogiou a escolha de Ribeiro dos Santos: “É um grande advogado, sempre contribuiu com a advocacia. Merecidamente presidiu por duas vezes a Subsecção de Araraquara e foi um excelente presidente”, finalizou.

 

O novo presidente da Comissão, ex-presidente da Comissão de Ensino Jurídico e da Subsecção de Araraquara, ressaltou que terá um grande desafio pela frente porque a proposta é desenvolver um novo trabalho. “No primeiro momento estamos atualizando nosso cadastro de todos os cursos de Direito e as instituições de ensino e seus respectivos reitores, coordenadores, corpo docente para desenvolver um trabalho com essas instituições. Queremos efetivamente um contato para dizer das nossas propostas e esperamos receber delas propostas para a melhoria do ensino do Direito”, explicou Ribeiro dos Santos.

 

A Comissão já iniciou os trabalhos para que essa aproximação seja efetivada e dividiu o Estado em cinco regiões: “Queremos manter esse contato com as reitorias e os coordenadores dos cursos, sabendo que o aperfeiçoamento da educação jurídica irá refletir diretamente na qualidade do profissional de Direito que entra no mercado de trabalho”.

 

Ribeiro dos Santos destacou os temas que são prioritários para a Comissão: ética, prerrogativas e Exame de Ordem: “Esses são os temas básicos do nosso trabalho. Mas nós também pretendemos trazer os cursos de Direito para participar dos encontros regionais para discutir essas questões e também falar sobre a valorização da advocacia e principalmente pugnar e lutar para que o professor advogado seja mais aproveitado no ensino do direito”, ressaltou.

 

Lançamento

 

 

Durante a solenidade, aconteceu o lançamento do livro “Educação Jurídica em Questão – desafios e perspectivas a partir de avaliações”, coordenado por Ribeiro dos Santos e por João Virgílio Tagliavini, membro consultor da Comissão OAB Vai à Faculdade. “O livro foi efetivamente finalizado agora. O tema central da obra é a educação jurídica, mas focamos também o Exame de Ordem, a importância do ensino jurídico como reflexo no Exame de Ordem e a importância das matérias fundamentais, que até então não estavam sendo muito exigidas pelas instituições de ensino e logicamente isso refletia no resultado do exame”, afirmou Santos.

 

Para Tagliavini, “o livro é fruto de uma experiência que tivemos visitando mais de cem escolas para avaliar os cursos de Direito”. Lembrou e destacou os temas abordados como a avaliação do aprendizado, a necessidade de formação em fundamentos do Direito, entre outros. Finalizou, observando que “ as pessoas pensam que renovar o curso de Direito é incluir novas disciplinas, achando que isso vai resolver. O que resolve é responder as perguntas: que direito temos que direito queremos e para onde queremos ir?”, questionou.

 

 

Segundo Mateucci, o livro retrata a situação do ensino jurídico no país: “A partir do momento que a OAB SP se compromete a lançar um livro tão importante como esse ela renova os laços que a Ordem tem com a família jurídica, fazendo com que o ensino seja qualificado e toda a família forense detenha melhores condições de desempenhar suas atividades”.

 

A desembargadora do TJ-SP Sandra Maria Galhardo Esteves, uma das autoras do livro, destacou sua participação na obra: “Se eu tivesse de dar um subtítulo seria sindérese, que é ato de julgar com retidão, ponderação, bom senso, com discrição e isso só teremos com bons profissionais de Direito. Para que sejam bons profissionais precisamos de boas faculdades e de um eficiente Exame de Ordem. Esse é o tema do meu artigo”.