Inauguração da nova sede da OAB Hortolândia


20/09/2013

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, comemorou a inauguração da nova sede da Subseção de Hortolândia, na noite de quarta-feira (11 de agosto), afirmando que teve a “honra de ver essa subseção nascer, na gestão do presidente [Luiz Flávio Borges] D´Urso, quando eu era diretor tesoureiro [...] a advocacia e a cidadania estão hoje em festa, não apenas em Hortolândia, mas em todo o estado, por que realizamos o sonho de ter a advocacia mais uma vez valorizada, devido às nossas novas instalações aqui”.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da Subseção, Luis Leite de Camargo, lembrou dos momentos em que contou com o apoio da Seccional, especialmente quanto à “calamidade vivenciada devido às inadequadas instalações do Fórum Distrital [de Hortolândia]”. Neste ponto, ele anunciou e comemorou o fato de, no dia 16 de setembro, estar programado o anúncio da empresa vencedora da licitação para a construção do novo Fórum da cidade: “Marcos da Costa não mediu esforços para a concretização deste sonho, pois sempre se dispôs a nos ajudar e nos acompanhar nas visitas cotidianas ao presidente do TJ SP e à secretária de Justiça e Defesa da Cidadania”.

Neste ponto, o presidente da OAB SP lembrou que o apoio da cidadania foi essencial para fazer com que a “Justiça se realize de forma efetiva”. “É importante que a Justiça seja forte, para que tenhamos uma sociedade também fortalecida: não se fala em cidadania e Estado Democrático de Direito onde não há uma Justiça forte, mas também não se fala nisso onde não há uma advocacia forte e respeitada – é isso que nós queremos”, concluiu Marcos da Costa.

A nova Casa da Advocacia de Hortolândia – sede da Subseção – fica em local estratégico, bem próxima ao Fórum da cidade. Uma das características que chama a atenção é o pé direito alto da edificação, o que dá excelente luminosidade e sensação de conforto. O prédio conta com dependências reservadas para reuniões e atendimento à população, sala de palestras e cursos, além do Espaço CAASP.

Comemorando a possibilidade de melhor atender aos advogados de Hortolândia, o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, lembrou do papel estatutário da Caixa e celebrou um marco importante ocorrido no mês de agosto: “com a promoção para celebrar o 11 de agosto e os descontos de 50% no preço de capa, conseguimos vender muito mais que a média mensal – que é de 16 a 17 mil exemplares – chegando a quase 113 mil livros, para pouco mais de 35 mil advogados”, informou.

Durante a cerimônia, o advogado Aparecido Henrique, foi homenageado como decano da Subseção, recebendo uma placa comemorativa.

O prefeito de Hortolândia vinculou a história da Subseção com a história do município, destacando a luta – após a emancipação – para a melhoria da localidade que deixara de ser uma periferia de Sumaré, cidade vizinha. Uma vez que a sede nova está instalada em prédio alugado, Antônio Meira prometeu estar à disposição da diretoria da Subseção de Hortolândia “para defender o processo de doação da área para a construção da Casa da Advocacia da nossa cidade, por reconhecer que a OAB SP tem servido à nossa população com imparcialidade e na nossa cidade, além de oferecer o profissionalismo, através da ciência jurídica, também tem trabalhado em ações sociais e ambientais da nossa cidade”.

Também formaram o grupo inaugural desta cerimônia: Caio Augusto Silva dos Santos, secretário geral da OAB SP; Célio Luis Bitencourt, diretor tesoureiro da CAASP; Luis Cesar Barão, conselheiro seccional; João Pereira da Silva e Valdeci de Jesus Oliveira, vereadores de Hortolândia; Peterson Tadeu de Melo, delegado do 7º CIRETRAN – Campinas e presidente da Loja Maçônica de Hortolândia; Pedro Ricardo Boareto, presidente da Subseção de Capivari; Fábio Ferreira de Moura, presidente da Subseção de Piracicaba; Marcos Antônio Madeira de Mattos Martins, presidente da Subseção de Sumaré; Almir Júlio Crisante, presidente da Associação Comercial e Industrial de Hortolândia; Wilson Vitório Raldi e Francisco Lopes do Santos, ex-presidentes da Subseção de Hortolândia.

Ainda integram a diretoria da Subseção de Hortolândia: Clever Teodolino Da Silva, vice presidente; Lenita Sostena De Souza, secretária geral; Fabiana Dos Santos Vicente, secretária adjunta; Carlos Alberto Da Silva, tesoureiro.