Código de Ética e Disciplina em Debate na OAB SP


27/09/2013

Neste sábado (28/09), o advogado Mário Júlio Pereira da Silva, professor universitário, ex-conselheiro e ex-integrante de 18 Bancas Examinadoras do Exame de Ordem da OAB DF será o expositor da palestra “Código de Ética e Disciplina”, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º andar), a partir das 8h15 da manhã.

Trata-se ainda de oportunidade de conhecer um pouco da história do Estatuto da Advocacia, que há algum tempo chamava-se Estatuto dos Advogados. No início da década de 1980, então conselheiro, Mário Júlio Pereira da Silva foi designado pelo Conselho Pleno para elaborar um parecer sobre projeto de lei, em tramitação na Câmara Federal, que poderia alterar dispositivos do Estatuto. Com a pesquisa e o trabalho ele acabou por identificar 43 projetos de lei que tinham a mesma finalidade, sem nenhuma fiscalização ou participação da Ordem – alguns textos poderiam até comprometer a autonomia da classe. Foi deste movimento que surgiu a iniciativa que levou à transferência definitiva da sede do Conselho Federal para Brasília.

Com promoção do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP – dirigido por Umberto Luiz Borges D´Urso – as inscrições para a palestra são realizadas na sede da OAB SP ou no portal www.oabsp.org.br [sessão “Próximos Cursos e Eventos”], mediante a doação de uma lata ou pacote (400g) de leite integral em pó.