Assembleia faz homenagem aos 70 anos da AASP


02/10/2013

“A advocacia está em festa para comemorar os 70 anos dessa entidade que é um verdadeiro patrimônio dos advogados, que presta inúmeros serviços à classe, tanto no plano estadual, quanto nacional”, disse o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, durante sessão solene na Assembleia Legislativa, realizada na última sexta-feira (27/09), em homenagem aos 70 anos da AASP.

 Marcos da Costa ressaltou a defesa que a AASP sempre fez das prerrogativas profissionais dos advogados, lembrando que o art. 133 da Constituição Federal nasceu em evento na entidade, então presidida por José Roberto Batochio. A proposta foi levada à Conferência Nacional da OAB, onde recebeu apoio, sendo encaminhada ao Congresso Nacional; consolidando-se como  um reconhecimento da advocacia brasileira na defesa do Estado Democrático de Direito. O presidente da OAB SP disse que São Paulo se orgulha de reunir grandes instituições ligadas à advocacia, como o IASP e a AASP, bem como do Conselho Seccional da OAB SP contar hoje com a valorosa colaboração de tantos ex-dirigentes da Associação.

Ao discursar, o presidente da AASP, Sérgio Rosenthal, afirmou que a associação é “sinônimo de excelência no mundo jurídico”. Fez uma saudação especial aos diretores presentes, pelo apoio à gestão e pela dedicação. Também evidenciou o trabalho dos conselheiros e ex-conselheiros da associação e fez uma saudação especial aos ex-presidentes, na pessoa de Clito Fornaciari Júnior, atual conselheiro seccional da OAB SP. Rosenthal citou o presidente da OAB SP, a quem se referiu como um “companheiro de batalhas em prol da advocacia e da sociedade” e que era testemunha de seu esforço e êxito nas batalhas.

Sérgio Rosenthal também ressaltou a importância dos colaboradores no trabalho da entidade, que lotou o plenário principal da Assembleia. Apontou que a AASP é hoje uma das maiores e mais admiradas entidades de advogados do mundo e citou os números para dimensionar o seu gigantismo: emitiu 60 milhões de intimações/ano e 50 mil certificados digitais para os advogados.

O deputado Fernando Capez, proponente da homenagem e presidente da sessão solene da Alesp, apontou que a AASP, ao longo de sua historia. “tem contribuído significativamente com a defesa do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos, da Justiça social; pugnando pela boa aplicação das leis, aprimoramento das instituições jurídicas e rápida administração da Justiça. Daí, o caráter público indiscutível e de relevância social dessa sessão solene”.

Participaram da mesa dos trabalhos: Paulo Henrique dos Santos Lucon, vice-presidente do IASP; Carlos Roberto Fornes Mateucci, diretor-tesoureiro da OAB SP e presidente do CESA; Marcelo Knopfelmacher, diretor-presidente do MDA; desembargar Otavio Augusto de Almeida Toledo, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e o desembargador Tasso Duarte de Mello, representando o diretor da Escola Paulista de Magistratura.