Presidente da OAB SP visita região da Subsecção de Ribeirão Preto


14/10/2013

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, visitou a região da 12ª Subseção, percorrendo a sede (Ribeirão Preto) e três sub-sedes – Santa Rosa de Viterbo, São Simão e Cravinhos. Na sexta-feira (4/10), as três unidades tiveram suas instalações reinauguradas, após reformas e outras melhorias, como a compra de alguns móveis novos. Durante o percurso, Marcos da Costa foi acompanhado pelo Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, e ainda pelo Presidente da OAB Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco.

 

 “Toda semana estamos em viagem, exatamente para ter um contato direto com os colegas, o que nos permite saber das necessidades locais”, explicou Marcos da Costa ao falar sobre conversa que teve com o decano Guido Antenor Oliveira Louzada, de São Simão: “ele lembrou que nós temos aqui uma vara única com 13 mil feitos, o que faz importante começarmos a lutar pela instalação de uma segunda vara”.

“O momento é de agradecimento”, afirmou Domingos Assad Stocco, enfatizando que o projeto da diretoria da seccional, na gestão de Marcos da Costa, de descentralização da administração, com valorização e integração de subseções e sub-sedes: “ a OAB Ribeirão Preto montou uma Comissão de Integração entre as Comarcas da 12ª Subseção, presidida pelo advogado Cristiano Jacob Shimizu, que vem realizando um bom trabalho”, concluiu Stocco.

A Sub-sede de Santa Rosa de Viterbo tem como representante o advogado Vitor Hugo Zaidem Maluf, enquanto em São Simão o responsável é Fernando José Gregório. Em Cravinhos, o representante é o advogado Nelson Augusto Engracia Silveira de Rensis, que recebeu uma boa notícia durante o encontro na sala da sub-sede, no Fórum da cidade: a prefeitura de Cravinhos prometeu investir na construção de uma sede própria para a Casa da Advocacia da cidade. “A OAB SP sempre foi parceira do município, um trabalho que acrescenta e dá dignidade à população – especialmente a mais carente – então vamos fazer esta obra, precisamos apenas que a Ordem consiga a liberação do terreno, que pertence ao Estado”, disse o Prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.

Palestra em Ribeirão Preto

Após a passagem pelas três sub-sedes (Sta Rosa de Viterbo, São Simão e Cravinhos), o Presidente da OAB SP seguiu para proferir palestra na sede da Subseção de Ribeirão Preto. Marcos da Costa falou a respeito das “Batalhas e gestões da OAB SP sobre o Processo Eletrônico e para combater o Provimento que autorizou os cartórios extrajudiciais a realizarem conciliação e mediação”. Também fizeram uso da palavra o Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, e o Presidente da Subseção de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco.

Falando do futuro e dos projetos para a Subseção de Ribeirão Preto, Marcos da Costa disse que a Casa da Advocacia de Ribeirão Preto “ precisa ser adequada”. Explicando que as diretorias seccional e local estão analisando um projeto de melhorias para o local, o Presidente da OAB SP afirmou ser  um projeto que precisa ser concretizado.

O Presidente da Subseção de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco, abriu o encontro falando do perfil da gestão que iniciou em Ribeirão Preto para o triênio 2013/2015, destacando que importante “trazer o advogado para a sua casa para debater os temas relevantes para a classe e importantes para a sociedade civil, o que para nós significa democracia participativa, que nos dá a absoluta convicção de vamos alcançar resultados cada vez mais expressivos na proteção do exercício da nossa profissão”.

Entendendo que os problemas enfrentados pelos advogados da capital, do litoral e do interior são os mesmos, Fábio Romeu Canton Filho, Presidente da CAASP, falou sobre as dificuldades enfrentadas diante da implantação do processo eletrônico e do papel que a Caixa de Assistência dos Advogados vem desempenhando para auxiliar a classe. “Além de reproduzir, no site da CAASP, o vídeo – com o passo a passo – que a OAB SP tem em seu portal, a Caixa fechou, de forma inédita no mercado, parcerias com grandes fabricantes de computadores, para que a advocacia tivesse mais facilidade na aquisição de novas máquinas”, lembrou Canton Filho.

Encerrando a palestra, o Presidente da OAB SP fez um balanço dos dois temas propostos e ainda falou de algumas outras questões que a Ordem já enfrentou ao longo dos 9 primeiros meses da gestão 2013/2015. Um dos temas foi a assinatura de um novo convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) mereceu destaque.

Tratou também do  cronograma de implantação do processo eletrônico  nos mais diferentes Tribunais e o trabalho desenvolvido pela OAB SP.  Marcos da Costa disse que “Não é apenas alteração de  mídia, mas uma  mudança de  cultura e   estaremos atentos às implicações para a Advocacia”, disse.

 

Formaram a mesa diretora: Caio Augusto Silva dos Santos (Secretário Geral da OAB SP), os Conselheiros Seccionais Carlos Roberto Faleiros Diniz, Cid Antônio Velludo Salvador, Ricardo Rui Giuntini, José Vasconcelos, Silvio Cesar Oranges. Ainda integraram este grupo o Presidente da Subseção de Patrocínio Paulista,Gerson Luiz Alves, a Presidente da Subseção de Batatais, Regina Maria Sabia Darini Leal, e o Diretor da Universidade de Franca, Edson Mendonça Junqueira.