Entrega do Prêmio Benedicto Galvão - 2013

A Comissão de Igualdade Racial e o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP convidam para a entrega do Prêmio Benedicto Galvão 2013. O evento será realizado no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º Andar), no dia 26 de novembro, às 19 horas, quando serão conhecidos os vencedores.

O  prêmio é um reconhecimento às figuras públicas que desempenharam trabalho ou esforço em prol dos direitos dos afrodescendentes brasileiros. Em 2012, entre os agraciados estiveram a atual Presidente da comissão de Igualdade Racial,  Carmen Dora de Freitas Ferreira (primeira advogada agraciada); Hédio Silva Júnior (ex-Secretário de Estado de Justiça e ex-coordenador da Comissão de Direitos Humanos OAB SP);  a  ministra Matilde Ribeiro,  da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e o frei David Raimundo dos Santos, líder da Educafro.

O advogado Benedicto Galvão, presidiu a Ordem de 1940 a 1941, durante o afastamento de Noé Azevedo. Benedicto Galvão é considerado o primeiro presidente negro da OAB SP. Ele nasceu pobre, no Interior do Estado, e veio para São Paulo, formou-se na escola complementar – anexa à Escola Normal da Praça da República – trabalhando como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e da Liberdade. Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1907. Benedicto Galvão morreu em 13 de junho de 1943.