5ª Conferência Regional da Advocacia – Catanduva e Região


19/11/2013

A sexta-feira (8/11) marcou momento importante para 14 subseções da OAB SP, participantes da 5ª Conferência Regional da Advocacia - Catanduva e Região. Seguindo o novo modelo de organização do encontro, pela manhã houve a reunião da diretoria seccional com os presidentes das subseções participantes, realizada na sede da subseção de Catanduva: esta primeira parte do evento foi uma conversa, um diálogo franco e aberto, com debate produtivo em torno das necessidades locais da advocacia e troca de experiências e sugestões para superá-las. Na segunda parte da Conferência, houve a apresentação de seminários com temas importantes para o dia a dia da advocacia e para a participação na própria OAB SP.

 “Foi mais um evento de sucesso, o que aumenta a expectativa para a Conferência em Dracena – no mês de dezembro: é um espaço de diálogo que se abre com as subseções, apresentando seus pleitos”, comemorou Marcos da Costa, Presidente da OAB SP.

Em Catanduva, as subseções participantes da Conferência Regional foram: Barretos, Bebedouro, Catanduva, Guaíra, Guariba, Itápolis, Jaboticabal, Matão, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Olímpia, Taquaritinga e Urupês.

A reunião de presidentes de subseções com a diretoria seccional teve diversas questões abordadas, com destaque para os projetos que os presidentes locais querem implantar no próximo ano (2014). Na reunião ficou também clara a preocupação de toda a região com a implantação do processo digital.

“Esses encontros nos permitem identificar as grandes demandas da região e, ainda, as preocupações de cada uma das Subseções”, disse o Presidente Marcos da Costa.

Para a reunião da diretoria seccional com os presidentes das 14 subseções participantes da 5ª Conferência Regional o grupo diretor ainda foi formado por: Fábio Romeu Canton Filho (Presidente da CAASP), Ivette Senise Ferreira (Vice-Presidente da OAB SP), Luiz Flávio Borges D´Urso (Conselheiro Federal e Diretor de Relações Institucionais da OAB SP), Antônio Ruiz Filho (Secretário Geral Adjuntos da OAB SP), Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho (Diretora da Mulher Advogada OAB SP), Arnor Gomes da Silva Júnior (Vice-Presidente da CAASP), Célio Luiz Bitencourt (Diretor Tesoureiro da CAASP), Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos (Diretora da CAASP), e os Conselheiros Seccionais Mairton Lourenço Candido, Adriana Galvão Moura Abilio.

 

Seminários OAB SP

No segundo segmento da Conferência, os advogados se reuniram no Clube de Tênis de Catanduva para ouvir a série de Seminários da OAB SP: Ética e Disciplina, Direitos e Prerrogativas, Mulher Advogada, Assistência Judiciária e Jovem Advogado foram os temas apresentados pelos Presidentes de Comissões da OAB SP. Eles foram sucedidos pelas palavras do Presidente da Subseção de Catanduva, Marco César Gussoni, do Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, e do Presidente da OAB SP, Marcos da Costa.

Cumprindo a tradição das Conferências Regionais, a homenagem aos decanos foi outro momento importante, com reconhecimento aqueles que fazem parte da história da advocacia local: Marcílio Dias, Valdomiro Issa Samara, Antônio Carlos Alvarez da Silva, José Alberto Rodrigues, Roberto Luiz Carósio, Francisco Pinheiro, Laércio Antônio Tarallo Mendes, José Henrique Frascá, Domingos Izidoro Triveloni Gil, Renato de Paula Magri, Antônio Raul Almodova Totti, José Roberto da Costa Carvalho e José Benedito Robert Lima.

Presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões, pós-doutorando em Ciências Jurídicas e autor de obras jurídicas, Nelson Sussumu Shikicima apresentou a palestra “Novos formatos familiares e suas conseqüências jurídicas”, encerrando os trabalhos da 5ª Conferência Regional da Advocacia – Catanduva e Região.

Durante esta etapa do evento, foi realizado o “Circuito Saúde”, em que os convidados puderam participar das campanhas de prevenção ao colesterol, hipertensão, diabetes e hepatite C, com testes com resultados imediatos.

Ainda formaram a mesa diretora: Ivete Senize Ferreira, Vice-Presidente da OAB SP; Caio Augusto Silva dos Santos, Secretário Geral da OAB SP; Luiz Flávio Borges D´Urso, Conselheiro Federal e Diretor de Relações Institucionais da OAB SP; Antônio Fernandes Ruiz Filho, Secretário-Geral Adjunto da OAB SP; Carlos Roberto Fornes Mateucci, Diretor Tesoureiro da OAB SP; Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, Diretora da Mulher Advogada OAB SP; Arnor Gomes da Silva Júnior, Vice-Presidente da CAASP; Célio Luiz Bitencourt, Diretor Tesoureiro da CAASP; Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, Diretora da CAASP; e o conselheiro seccional Mairton Lourenco Candido.

 

Nova Casa da Advocacia de Catanduva

“É uma excelente notícia. Acompanho a situação de Catanduva há muitos anos, incluindo a situação do Fórum, que está desatualizado e não atende mais a demanda local. Então temos a doação do terreno para a construção de um novo Fórum,  o que nos anima”, conta Marcos da Costa, completando que “como o Fórum vai se deslocar para outro bairro, a Casa da Advocacia precisa se deslocar junto: temos a experiência – em todo o interior – que quando a Casa da Advocacia está distante do Fórum, não uma procura tão grande, ficando com demanda abaixo da capacidade”.

O Prefeito de Catanduva, Geraldo Vinholi, prometeu encaminhar ao legislativo municipal o projeto de lei para a doação do terreno próximo ao local em que o novo Fórum vai funcionar, região que ainda terá área destinada à construção de dependências para o Ministério Público. “Nós chamamos este projeto de Cidade Jurídica: as pessoas – especialmente os mais carentes – dependem de Justiça eficiente, mesmo em causas menores, portanto, quanto maior a facilidade para que tudo funcione bem melhor e esse é nosso dever. Fazemos isso para que o resultado favoreça a população”, explicou o Prefeito de Catanduva. A meta é aprovar o Projeto de Lei ainda em 2013, para que a área esteja à disposição da OAB SP ainda em 2014.