Visita monitorada à Penitenciária Feminina de Tremembé


20/11/2013

Cerca de 70 advogados e estagiários participarão de visita monitorada à penitenciária feminina II, na cidade de Tremembé, interior do Estado, no ferido dessa quarta-feira (20/11), com saída às 7 horas da Praça da Sé. A visita é coordenada pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, por meio do NAJIC (Núcleo de Aprimoramento Jurídico e Integração Cultural), e Conselho Penitenciário do Estado. Para Umberto Luiz D'Urso, Diretor Cultural da OAB SP, esse tipo de visita contribui para a formação dos jovens advogados que passam a conhecer na prática a execução penal e definir a vocação pelo Direito Penal.

Com capacidade para abrigar 780 detentas em regime fechado, a unidade tem hoje 1.220 apenadas.  A penitenciária foi a primeira unidade prisional planejada e construída exclusivamente para atender as necessidades das mulheres encarceradas. Além das áreas voltadas à saúde, a unidade está equipada com setores de trabalho, biblioteca, serviços, inclusão e ressocialização, onde foi instalada uma padaria artesanal.

 A visita  tem  coordenação por Arles Gonçalves Júnior, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB SP; Rubens da Silva, assessor do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo; João Ibaixe Júnior, Presidente da Comissão de Estudos em Direito, Literatura e Filosofia da OAB SP; e por Alessandro de Oliveira Brecailo, Presidente da Comissão de Visitas e Recepção da OAB SP.