II Congresso de Perícias Oficiais no Brasil


26/11/2013

As Comissões de Estudos sobre Perícias Forenses e de Direitos Humanos, além da Coordenadoria de Ação Social da OAB SP promovem o “II Congresso de Perícias Oficiais no Brasil”, no dia 29 de novembro, a partir das 9 horas, na sede da Ordem (Praça da Sé, 385).

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa; o Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho; o Presidente da Comissão de Estudos de Perícias Forenses, Norberto da Silva Gomes; e o Diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, Umberto D’Urso, farão a abertura do evento.

Às 10 horas, a Professora Doutora Norma Sueli Bonaccorso, Perita Criminal e Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, será a expositora em “A Importância da Autonomia dos Peritos Oficiais no Brasil”.

A seguir, o Doutor em Ciências pela USP, Aparecido Edilson Morcelli, discorrerá sobre “Aplicações Forenses em Microscopia Eletrônica de Varredura”.

Após o almoço, o perito criminal e engenheiro Cláudio Saad Netto será o expositor em “A Prova Pericial em Face do Princípio da Segurança Jurídica”. Em seguida, a perita criminal do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, Eliane Baruch, será a palestrante em “Balística Microcomparativa: de qual arma partiu o tiro?”

Às 14h30, o gemólogo e pós-graduado em Criminalística, Valter Diogo Muniz, falará sobre “A Importância da Gemologia Forense”.

O Perito Criminal Federal Mauro Ramos será o expositor em “Aplicação da Espectrometria de Massas com Ionização Ambiental no Exame Pericial em Tintas de Caneta Esferográfica”. 

Às 16h30, o Perito Criminal Federal e Engenheiro Eletricista Marcos Eduardo de Ávila será o palestrante em “Perícias de Comparação de Locutor e o Uso de Softwares Automáticos”.

O Perito Criminal do Núcleo de Toxicologia Forense do IML de São Paulo, Erasmo Soares da Silva, discorrerá sobre “Interpretação dos Resultados nos Exames Toxicológicos Forenses”. E, finalizando o congresso, o Médico Legista Sérgio José Neri Nunes discorrerá sobre “Necropsia Virtual – Avanços e Limitações”.

Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org,br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral  (400g).