OAB SP faz homenagem aos 70 anos da AASP


17/12/2013

O Conselho Seccional da OAB SP prestou na sessão da última segunda-feira (16/12) homenagem aos 70 anos da AASP. O presidente Marcos da Costa ressaltou a importância de homenagear a Associação dos Advogados de São Paulo, que classificou como “patrimônio da Advocacia paulista e da Advocacia brasileira”. Costa externou os agradecimentos ao Presidente da Associação, Sérgio Rosenthal, pela parceria ao longo do ano que se encerra e ponderou que as dificuldades geram oportunidades: “Nesse ano, fizemos das dificuldades oportunidades no sentido de traçar uma união cada vez mais forte entre nossas entidades na defesa dos interesses da advocacia. Parabéns Presidente, Diretores e Conselheiros da AASP por esse marco dos 70 anos”.

 

Sérgio Rosenthal, Presidente da AASP, agradeceu a homenagem da OAB SP, que  considerou “ significativa e  que ficará marcada na história da Associação e em nos nossos corações”.  Rosenthal agradeceu a presença dos seus Diretores e Conselheiros e ponderou que esse não foi um ano fácil, com implantação compulsória do PJE e limitação no horário nos fóruns: “Em todas as batalhas que travamos  juntos (AASP e OAB SP)   fomos bem sucedidos e é isso que nos traz absoluta convicção de que somente a união das entidades representativas da advocacia é que nos conduzirá ao caminho da advocacia mais forte, mais respeitada e mais digna”.

Proponente da homenagem à AASP, o Secretário-Geral Adjunto da OAB SP, Antonio Ruiz Filho, abordou inicialmente a história da entidade, fundada por Walfrido Prado Guimarães: “Nestas sete décadas  acumulou um patrimônio invejável. Não há advogado que não reconheça na AASP uma entidade que presta inestimáveis serviços à advocacia. São 70 anos de serviços à classe, seja pela defesa dos interesses e prerrogativas dos advogados; seja prestando inúmeros serviços de reconhecida qualidade”, disse Ruiz.  Destacou, ainda, a “invulgar seriedade com que os dirigentes da AAASP sempre arrostaram, quando necessário, as mais diversas autoridades constituídas, fez-na respeitada e até admirada, mesmo fora da advocacia”.

Mário Sérgio Duarte Garcia, Conselheiro nato da OAB e Ex-Presidente da Associação e Presidente da Comissão da Verdade da OAB SP, falou em nome dos Ex-Presidentes da AASP. Ele discorreu sobre o período que esteve à frente da Ordem e da Associação e destacou que a solenidade de homenagem era justíssima e importante a demonstrar o elo e convergência das ideias entre as duas entidades.  Também acentuou a trajetória e datas importantes da AASP e  encerrou, dizendo : “Essa homenagem da OAB SP, somada às prestadas pelo Conselho Federal da OAB, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Instituto dos Advogados demonstram o reconhecimento das entidades oficiais de nossa profissão e dos Poderes Públicos à importância desse órgão associativo”.

Integraram a mesa dos trabalhos: a Vice-Presidente Ivette Senise Ferreira; o Secretário-Geral, Caio Augusto Silva dos Santos; o Diretor Tesoureiro, Carlos Roberto Fornes Mateucci; o a Diretora-Adjunta Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho; o Diretor- Adjunto de Direitos Humanos, Martim de Almeida Sampaio; Conselheiros Federais Aloisio Lacerda de Medeiros e Marcio Kayatt e os Conselheiros Seccionais - Arystóbulo Freitas, Clito Fornaciari e Fabio Ferreira, todas as Ex-presidentes da AASP; José Roberto Pinheiro Franco, Ex-presidente da Associação e Jorge Eluf Neto, Diretor da CAASP.