OAB SP COMEMORA 82 ANOS


21/01/2014

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, divulga mensagem comemorativa aos 82 anos de fundação da Seção Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil e destaca sua história e principais bandeiras de luta.

 

"Neste 22 de janeiro comemoramos 82 anos de fundação da OAB SP, data que marca o início da história da Advocacia bandeirante, que fará diferença nas lutas democráticas empreendidas dentro e fora do Estado, a começar pela defesa da constitucionalidade do país, em 1932.

Verificar o que a Seção Paulista da OAB fez e faz em favor da classe e do cidadão é algo que nos dá a certeza que, ao longo destes 82 anos, a missão idealizada por Plínio Barreto (primeiro presidente da OAB SP) e Francisco Morato, Vicente Ráo, José Joaquim Cardoso de Mello Neto, Ernesto Leme, José Bennaton Prado, Christóvam Prates da Fonseca e Henrique Bayma – primeiros diretores da OAB SP - vem sendo cumprida.

A OAB SP é a síntese do esforço cotidiano de mais de 300 mil advogados inscritos, mais de 11 mil sociedades de advogados ativas, 1.300 dirigentes espalhados por 225 Subsecções em todo Estado, mais de 100 comissões temáticas que ajudam a construir a evolução do Direito, a consolidação da cidadania e a valorização da classe.

 Hoje, vivemos a plena democracia, que os advogados paulistas ajudaram a forjar no combate ao obscurantismo, ao regime de exceção, à intolerância e promovendo a defesa de presos e perseguidos políticos. A luta mudou o eixo e agregou novas bandeiras, como o combate à corrupção e malversação dos recursos públicos, pelos Direitos Humanos, contra o Estado policial, por uma sociedade mais inclusiva e menos violenta e por uma Justiça mais ágil e eficiente.

É por esta história singular e pelas missões que têm cumprido ao longo de sua gloriosa história, que ressaltamos a importância de comemorarmos os 82 anos da OAB SP. Nesta data festiva, um efusivo Viva à Seção Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil!"

 

                 Marcos da Costa

                 Presidente da OAB SP