OAB SP divulga Carta aberta contra o trote violento
Com o título “Pelo fim de uma pseudocultura”, Fabio Romeu Canton Filho, Presidente da Comissão Contra o Trote Universitário, publica carta, na qual reitera a posição da OAB SP contra a realização dos trotes aos calouros , lamentando que “não poderia ser mais triste: a imagem que ilustra o início do ano letivo universitário é a do calouro amarrado a um poste na Avenida Paulista, que a mídia pespegou em nossa consciência”.
Curso de Tribunal do Júri na Casa da Advocacia do Jabaquara
De 8 de março a 7 de junho, sempre com aulas aos sábados, a Subseção do Jabaquara (Rua Afonso Celso, 1.200 – Vila Mariana / Próx. Metrô Santa Cruz) recebe o Curso “Teoria e Prática do Tribunal do Júri”. Uma realização da Academia Paulista de Direito Criminal (APDCRIM), o curso terá aulas das 9 às 16h30, totalizando 72 horas/aula.
Big Band da OAB SP precisa de novos vocalistas e instrumentistas
Estão abertas as inscrições para os nteressados em integrar a Big Band da OAB SP, que está precisando de novas vozes e instrumentistas.
OAB SP propõe ampliar transparência nas licitações
A OAB SP propôs ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a edição de um novo decreto para dar mais transparência às licitações do Estado, regulamentando a “aplicação dos princípios de publicidade, transparência e de acesso às informações nos procedimentos de licitação”.
STJ concede liminar para preservar imunidade do advogado
A OAB SP conseguiu liminar no Superior Tribunal de Justiça em favor de um advogado, que foi processado sob a acusação de crimes de calúnia e difamação contra funcionário público, no caso um Promotor de Justiça da Comarca de Votuporanga. O relator, Ministro Marco Aurélio Belizze, entendeu que a “Turma Recursal do Juizado Especial Criminal de Votuporanga/SP contrariou pacífica orientação jurisprudencial do STJ”. A inicial foi do advogado Daniel Alberto Casagrande.
Presidente da OAB SP visita Confederação Israelita do Brasil
Acompanhado de uma comitiva de advogados de origem judaica, o Presidente da OAB SP Marcos da Costa e o Presidente da AASP Sérgio Rosenthal fizeram, nesta quarta-feira (26/02), visita de cortesia a Cláudio Luiz Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib).
7ª Conferência Regional reúne decanos e novos advogados
Duas gerações de advogados se reuniram na 7ª Conferência Regional dos Advogados, realizada na última sexta-feira (21/02), na Casa da Advocacia e da Cidadania de São José do Rio Preto. Novos advogados e estagiários receberam suas Carteiras da OAB e decanos da região foram contemplados com placas de aço de reconhecimento. “É uma alegria participar desse momento de ingresso de novos advogados e da homenagem àqueles que contribuíram para a construção do edifício da advocacia”, disse o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, reafirmando que o advogado exerce o principal direito do cidadão – o direito de defesa.
OAB SP lamenta morte de Ernesto Paulella
A OAB SP lamenta a morte do advogado Ernesto Paulella , aos 99 anos, em São Paulo. Ele ficou conhecido por ser personagem citado do “Samba do Arnesto”, composição célebre de Adoniran Barbosa. “ Um exemplo de espontaneidade pela vida, que se interessou pela advocacia na terceira idade, quando formou-se com 60 anos, inscrevendo-se nos quadros da OAB já no ano seguinte. Mais do que vitalidade e perseverança, deixa a lição de que sempre é tempo de concretizar os sonhos”, disse o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa. O enterro acontece no Cemitério do Araçá, às 12 horas, desta quinta-feira (27/02).