Presidente da OAB SP visita Confederação Israelita do Brasil


26/02/2014

Acompanhado de uma comitiva de advogados de origem judaica, o Presidente da OAB SP Marcos da Costa e o Presidente da AASP Sérgio Rosenthal fizeram, nesta quarta-feira (26/02), visita de cortesia a Cláudio Luiz Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib).

Marcos da Costa citou que a Ordem busca uma aproximação com entidades representativas da sociedade, no sentido de colaborar para a construção de um País, um Estado e uma cidade melhores. Lembrou que um estudo recente aponta que o Brasil é um país exemplar na observância à liberdade religiosa, onde convivem harmoniosamente diferentes heranças culturais e religiosas.

Cláudio Lottenberg elogiou as tradições democráticas da OAB e lembrou que recebeu da Seccional Paulista a Menção Honrosa do Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, em 2012. O Presidente da Conib ressaltou, ainda, que o Brasil acolheu os judeus que imigraram premidos pela Inquisição e que contribuíram para promover grande parte da colonização do País. Segundo ele, 1/3 da população do Nordeste é formada por descendentes de judeus.

Em conversa informal, os integrantes da comitiva fizeram uso individual da palavra para comentar o cenário político nacional e sua interface com assuntos da comunidade judaica e como a Advocacia pode colaborar em teses de interesse comum.

Também participaram do encontro: Marcelo Knopfelmacher, Presidente do MDA e da Comissão de Relacionamento com o TRF-3 da OAB SP; os Conselheiros seccionais Carlos Fernando F. Kauffmann, Jairo Haber e Livio Enescu, além do Presidente da Subsecção de Campinas, Daniel Blikstein , do professor Izidoro Blikstein, do advogado Décio Milnitzki e do Secretário-geral da Conib, Fernando Kasinski Lottenberg.