Empossada Comissão da Organização do Movimento Ética na Política


27/02/2014

“Devemos incentivar o ingresso de cidadãos honestos na política, pois o honesto é melhor que o probo: o honesto faz o que é correto, certo, independentemente de fiscalização ou lei, o probo faz apenas o que a legislação prevê, mas nem sempre é honesto”. Com esta análise, em um discurso que engrandeceu a cerimônia, o cientista político Olavo Câmara exortou a importância do trabalho que os componentes da Comissão da Organização do Movimento Ética na Política terão pela frente. A posse foi celebrada na noite de 24 de fevereiro, no Salão Nobre da OAB SP.

 

A Comissão será composta por: Benedito Marques Ballouk Filho (Presidente), Luiz Flávio Borges D’Urso e Fábio de Salles Meirelles (como membros consultores); Adib Abdouni, Antonio Carlos Venturin, Bento Oliveira Silva, Claudio Auricchio Turi, Eduardo Alex Barbin Barbosa, Fernando Scuarcina, Luis Augusto P. de Camargo Oliveira, Olavo Aparecido de Arruda Câmara e Sebastião Evair de Souza (Membros Efetivos).

 

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, enfatizou a importância da Ordem na defesa da ética na política e apontou para uma ação prática: “esperamos que os políticos possam vir à Ordem para declarar um compromisso firme com a ética na política. Logo que formalizadas as candidaturas (eleições 2014), estaremos inaugurando um livro que terá como prefácio uma declaração em respeito à ética na política e esse livro será aberto a todos os candidatos que tenham a ética como compromisso maior”, afirmou. O projeto é selar este compromisso com os candidatos a deputado estadual e federal, a senador (por São Paulo) e ao governo do Estado.

 

Reiterando que a OAB SP tem um compromisso com a cidadania e o interesse de aperfeiçoamento da política, o Conselheiro Federal e Ex-Presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso afirmou que é preciso lutar para mudar uma concepção popular, que afasta a população do assunto, pregando que “a política não é um espaço daqueles que não prestam, ao contrário, a política é o espaço daqueles que prestam. Ouço os que dizem ‘se afaste, este é lugar de gente que não serve’; ao contrário, é lugar de gente que serve e está lá para servir, se há os que não servem, devemos lutar contra isso”.

 

Por fim, o Presidente da Comissão da Organização do Movimento Ética na Política fez um breve retrospecto da luta da Ordem em favor do tema, destacando que o trabalho deste grupo vai sair do discurso e será levado para todas as subseções da OAB SP. Benedito Marques Ballouk Filho convocou “aqueles que são a capilaridade da sociedade paulista a unirem-se a nós para combater a corrupção que hoje canteia na nossa sociedade, esse câncer que esgarceia o tecido social da nossa pátria, vamos lutar por uma transformação social no nosso país: sim é possível”.

 

Ainda fizeram parte da mesa diretora desta cerimônia de posse: Fábio de Salles Meirelles (Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Márcio França (Dep. Federal), Carlos Roberto Fornes MAteucci (Diretor Tesoureiro da OAB SP), Airton Sebastião Bressan (Pres. Subseção de Jundiaí), Oscar Alves de Azevedo (Vice-Presidente da AATSP e Conselheiro Seccional), Marco Antônio Pinto Soares Júnior (Conselheiro Seccional), Horácio Conde Sândalo Ferreira (Pres. Comissão de Direito Empresarial do Trabalho), Paulo Roberto de Carvalho Rêgo (Presidente do CDI) e o magistrado Iasin Issa Ahmed.