Marcos da Costa recebe título de Cidadão São Bernardense


09/03/2014

Em sessão solene na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, recebeu o título de Cidadão São Bernardense, no dia 27/3, em cerimônia que contou com a participação de inúmeras autoridades da região e de São Paulo.

 

O vereador Gilberto França, idealizador da honraria, presidiu a mesa do evento, que contou também com as presenças do Presidente da OAB de São Bernardo do Campo, Luís Ricardo Vasques Davanzo; Marcos Moreira, Secretário de Assuntos Jurídicos de São Bernardo; Paulo Adib Casseb, Presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo; Uriel Carlos Aleixo, Presidente do 7º TED (Tribunal de ética e Disciplina da OAB SP); Odilon Luís de Oliveira, Delegado Regional do CRC (Conselho Regional de Contabilidade); Denis Tafarello, Secretário de Relações Interiores da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Bruno Gabriel, Presidente do PMDB Jovem; Teresa Alves de Mesquita Gurian, Delegada Seccional Assistente de Polícia de São Bernardo; e Vanessa Damo, Deputada Estadual.

 

A outorga do título foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de São Bernardo, instituído pelo Decreto Legislativo nº 1363, de setembro de 2013.

 

 

O Presidente Marcos da Costa agradeceu ao Vereador Gilberto França pelo título e falou da emoção de ser um Cidadão São Bernardense.

 

“Nenhuma palavra terá a força para expressar o que eu sinto nesse momento. Esse é um dos momentos mais importantes da minha vida, em ser agraciado com o título de cidadão de uma das mais importantes cidades do país. Agora São Bernardo do Campo é também minha cidade”, ressaltou o Presidente.

 

Costa lembrou também que o título não é destinado a ele, Marcos, mas ao Presidente da OAB SP.

 

“Essa homenagem é prestada ao Presidente da Ordem e compartilho com todos os colegas paulistas que, ao longo da história de nosso país, sempre lutaram na defesa dos valores maiores do Estado Democrático de Direito e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, acrescentou.

 

“Temos, a partir de hoje, o mais novo cidadão são bernardense para orgulho dessa Casa. Estamos homenageando hoje um homem extremamente dedicado à família, ao trabalho e, principalmente, à presidência da OAB SP e certamente não só os advogados da cidade o recebem como cidadão, mas toda a população de São Bernardo”, afirmou em seu discurso o Vereador França.

 

Davanzo em seu discurso destacou a humildade de Marcos da Costa e sua fidelidade às causas de interesse da Advocacia.

 

“A humildade precede a honra, mas o orgulho, a procede. Quando fomos até a sede da OAB SP para contar ao Presidente que ele receberia o título de cidadão São Bernardense, ele, humildemente, disse que a honraria era uma homenagem aos mais de 300 mil advogados do Estado de São Paulo”, contou o Presidente da OAB de São Bernardo.

 

Aleixo saudou Marcos da Costa dizendo que o Presidente estava sendo acolhido pela cidade.

 

“Marcos da Costa foi adotado pela cidade, mas existe diferença entre a adoção de uma criança e de um cidadão por uma cidade. Quando adotamos uma criança, fazemos por amor. Mas quando uma cidade adota alguém, é sempre por mérito”, declarou.

 

Bruno Gabriel, que é estudante de Direito, afirmou que a cidade recebe o novo cidadão de braços abertos.

 

“Pelo pouco que vi, sei que o senhor é merecedor dessa homenagem. Toda a juventude que eu represento o recebe. Parabéns pelas suas conquistas e espero que a Advocacia cresça cada vez mais”, afirmou.

 

Damo reafirmou que a cidade recebia com satisfação mais um filho ilustre.

 

“Quando se interfere na vida das pessoas, quando se busca justiça, é isso que os advogados fazem diariamente. Nós políticos também. Eu tenho certeza que Marcos da Costa está recebendo essa homenagem com muita”, disse a Deputada.

 

O Advogado Luiz José Moreira Salata também saudou o Presidente, lembrado da história de Costa na Advocacia.

 

Participaram do evento os Conselheiros Seccionais Marques Ballouk Filho, Presidente da Comissão Organizadora do Movimento Ética na Política; Silas de Castro Oliveira, Wudson Menezes Ribeiro, Rosângela Maria Negrão e Edivaldo Mendes da Silva; os Vereadores João Cloves, Juarez Tudo Azul Hiroyuki Minami; Elias de Paiva, Tesoureiro da Subsecção de São Bernardo; Hélio Justino Vieira Júnior, Secretário-Adjunto da Subsecção de São Bernardo; Flávia Di Favari Grotti. Secretária Geral da Subsecção de São Bernardo; Lídia Martins Porfírio, Vice-Presidente da Subsecção de São Bernardo; Fábio Picarelli, Presidente da Subsecção de Santo André; José Waldemar Romaldini Júnior, Presidente da Subsecção de Ribeirão Pires; Luiz Carlos Spíndola, Presidente da Subsecção de Mauá; Cristine dos Reis Dias, Vice-Presidente da Subsecção de São Caetano do Sul; Odalberto de Latorre, Vice-Presidente da Subsecção de São Miguel Paulista; Patrick Pavan, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB SP; Everton Simon Zadikian, Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP; Luiz José Moreira Salata, Assessor da Presidência da Subsecção de São Bernardo; e o diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Tempo, Marcelo José Ladeira Mauad.