Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos toma posse


08/04/2014

Os integrantes da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos foram empossados na noite do dia 2 de abril, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º andar). A Presidência será da advogada Luciana Nunes Freire, que já liderou comissão semelhante no IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo).

 

“O advogado corporativo mudou, o nosso papel hoje é estratégico: participamos de conselhos deliberativos, do planejamento das empresas, compormos conselhos de administração, o que nos leva a ter o reconhecimento – como executivos – dentro das organizações”, assim Luciana Nunes definiu o papel do advogado corporativo na atualidade.

 No discurso de posse, além de agradecer à Diretoria da OAB SP pelo espaço dado à nova Comissão, Luciana ainda falou dos projetos já traçados para esta gestão, como “uma radiografia de quem somos, onde estamos e quantos somos”, citando advogados e advogadas que atuam em departamentos jurídicos. “Até hoje não sabemos exatamente quantos advogados de empresas nós somos; outro projeto que temos é o de interagir com as outras Comissões desta Casa, pois nossa Comissão é multidisciplinar: desta forma queremos participar do debate sobre o novo Código de Ética da OAB – que está sob consulta pública – e tratar de assuntos como desconsideração e criminalização da pessoa jurídica, Lei Anticorrupção (recém promulgada) e tantos outros assuntos contemporâneos”, concluiu a Presidente da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos.

 

A Vice-Presidente da OAB SP, Ivette Senise Ferreira, parabenizou aos empossados e deixou claro que “será dado a esta Comissão todo o apoio necessário para que apresente resultados nas atividades propostas, que tem como destinatário um grande número de nossos afiliados [advogados inscritos da Ordem] que não haviam sido contemplados com esta atenção, trata-se de um contingente que desempenha um trabalho bastante distinto e específico”.

Procurando deixar uma mensagem de ânimo aos integrantes da Comissão, o Vice-Presidente, Flávio Riedel Franco, agradeceu à Ivette Senise Ferreira e afirmou que “difundir práticas de gestão jurídica nas mais de 200 Subseções é uma oportunidade também para aprender com o pessoal do interior, estou muito feliz com a oportunidade e por fazer parte de um grupo extremamente qualificado”. Ele concluiu informando que as reuniões do grupo serão mensais, preferencialmente na primeira quarta-feira de cada mês.

 

Ainda formaram a mesa diretora para esta cerimônia de posse: Antônio Fernandes Ruiz Filho, Secretário-Geral Adjunto; Alessandro de Oliveira Brecailo, Presidente da Comissão de Visitas e Recepção e Conselheiro Seccional; Luiz Augusto Azevedo de Almeida Hoffmann, Secretário da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos; Carla Zonzini, representando a Comissão da Mulher Advogada e a Coordenadoria de Ação Social da OAB SP; Sebastião Edson Cinelli, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da APEJESP.

 

 

Composição

 

A Presidente da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos, Luciana Nunes Freire, é formada pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Direito Econômico e MBA em Direito Empresarial, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Mestranda em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho, pela Universidade 3 de Fevereiro (Buenos Aires), ela é membro do Conselho Deliberativo do Fundo de Previdência Privada do Banco HSBC S/A. e representante da Confederação Nacional da Indústria, na Comissão Tripartite do Ministério do Trabalho e Emprego. Atualmente, Luciana é gestora corporativa do Jurídico Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

 

A Comissão ainda é composta por Flávio Riedel Franco (Vice-Presidente) e Luiz Augusto Azevedo de Almeida Hoffmann (Secretário). Os Membros Efetivos são: Alderiza Leite da Silva, Alessandra Marques Morelli, Amira Chammas, Ana Carolina de Souza Medina, Anderson Crystiano de Araújo Rocha, Aparecida Gislaine da Silva Heredia, Claudia Carvalho Valente, Daniela Saboya de Albuquerque, Gianfranco Fogaccia Cinelli, Guilherme Azevedo Joffly, Gustavo Costa Biagioli, José Eduardo Andreosi, Julio Cesar Moraes dos Santos, Palmarino Frizzo Neto, Roberta Muniz Codignoto e Wilson Carlos Pereira Ivo.