Congresso de Segurança Pública será neste sábado


09/04/2014

Com abertura do Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, será realizado no Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900), o “Congresso de Segurança Pública”, no dia 12 de abril (sábado), às 9 horas. O Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardoso, também participa da abertura do evento, que ainda contará com Umberto Luiz Borges D’Urso, advogado criminalista, Conselheiro Secional e Diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

 

Debatendo tema importante e complexo, o Congresso traz sete palestrantes e terá o encerramento com Fernando Grella Vieira, Secretário de Estado de Segurança Pública.

 

A primeira expositora será Regina Maria Filomena de Luca Miki, Secretária Nacional de Segurança Pública, trazendo informações sobre o “Plano Nacional de Segurança Pública”. Em seguida, o tema proposto tem raiz nos acontecimentos de junho de 2013: “Uso de Máscara em Manifestação Pública” é o debate proposto por Kleber Leyser de Aquino, Juiz de Direito e Assessor do Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo para assuntos da Segurança Pública.

 

Ainda pela manhã, o ex-presidente da OAB SP e Presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal, Luiz Flávio Borges D’Urso, falará sobre “A Segurança Pública e a Advocacia”. D´Urso é também  Conselheiro Federal da OAB (São Paulo) e Diretor de Relações Institucionais da OAB SP.

 

No início da tarde, após o intervalo para almoço, o Promotor de Justiça Alexandre Rocha Almeida de Moraes apresenta a palestra “A Criminologia como Estratégia de Segurança Pública”; Moraes também é Coordenador do CAO Crim (MP SP) e Membro Consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB SP.

 

O tema seguinte é “A Importância da Preservação do Local do Crime e da Cadeia de Custódia das Provas”, a ser desenvolvido por Osvaldo Negrini Neto, perito criminal aposentado, Doutor em Física; Professor de Criminalística da Academia de Polícia e Membro Consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB SP.

O Cel. PM Benedito Roberto Meira, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, falará do papel da instituição para a segurança pública, bem como o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Luiz Maurício Souza Blazeck, falando da instituição que dirige.

 

Inscrições mediante a doação de duas latas ou pacotes de leite integral em pó (400g cada), na sede da OAB SP (Praça da Sé, 385 – Térreo) ou pelo site www.oabsp.org.br [seção  “Próximos Curso e Eventos]. O “Congresso de Segurança Pública” tem a promoção da Comissão de Segurança Pública da OAB SP (Pres.: Arles Gonçalves Junior) e apoio da UNIESP – Unidade Centro Velho; Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP (Pres.: Aleksander Mendes Zakimi) e Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.