OAB SP relembra 30 anos das Diretas-Já


25/04/2014

Em Nota Pública, divulgada nesta sexta-feira (25/04), o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, relembra os 30 anos do Movimento das Diretas-Já, que teve participação intensa da Seccional Paulista.

 

                             NOTA PÚBLICA

 

Em 1984, O Brasil viu o Movimento das Diretas-Já ganhar as ruas de todo o país, impulsionado pelo projeto de Emenda Constitucional do deputado Dante de Oliveira, que pretendia restabelecer as eleições diretas para Presidente da República, direito usurpado do povo brasileiro em outubro de 1965 pelo Ato Institucional nº 2.

A OAB SP, juntamente com outras entidades da sociedade civil, foi protagonista desta mobilização popular, que comemora agora 30 anos e que deixou um legado altamente positivo, por seu perfil suprapartidário, aglutinador, reivindicador e decisivo no processo de redemocratização do País.

Considerada a maior mobilização democrática da história do Brasil, as Diretas-Já tiveram em São Paulo dois eventos marcantes. Um, no dia 25 de janeiro de 1984, aniversário da cidade, quando reuniu na Praça da Sé, 300 mil pessoas, número até então inusitado para uma manifestação no Brasil. Outro, no dia 16 de abril, quando aconteceu o maior comício das Diretas, no Vale do Anhangabaú, com 1,5 milhão de manifestantes, sem registro de qualquer incidente, a ensejar o compromisso do povo brasileiro com a democracia.

O Movimento das Diretas-Já teve outro grande papel: alicerçar os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que resultariam no novo arcabouço legal do País, restabelecendo o Estado de Direito. Ao longo de todo o processo de redemocratização, a sociedade brasileira teve nos advogados seus grandes aliados.

                                            São Paulo, 25 de abril de 2014.

 

                   Marcos da Costa

                   Presidente da SP