Mensagem Dia do Trabalhador


01/05/2014

Marcos da Costa

“Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. Essa citação, atribuída a Confúcio, traduz o espírito de quem gosta do que faz, caso dos advogados, uma classe laboriosa, que ajudou a construir o Brasil. Os mais de 300 mil advogados paulistas demonstram cotidianamente que o trabalho que realizam em prol da paz e da justiça social é motivo de paixão e motivação .

Quando criou a celebração do Dia do Trabalhador, o Presidente Artur Bernardes não imaginava, em setembro de 1925, que estaria marcando uma data, na qual decisões importantes seriam tomadas futuramente. Em 1º de maio de 1940, por exemplo, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo que, se hoje está defasado, imprime o importante conceito de o trabalhador conseguir suprir as necessidades básicas de sua família (alimentação, vestuário, moradia, educação, lazer etc). Um ano depois, novamente em 1º de maio, foi criada a Justiça do Trabalho, que atualmente reúne uma parcela muito operosa e preparada de nossa advocacia bandeirante.

Assim sendo, neste este 1º de maio saúdo todos os advogados e advogadas que exercem função pública e, dentro do devido processo leal, garantem direitos aos cidadãos. Os advogados são aqueles que constroem a ponte entre a abstração da lei e sua aplicação prática na reparação de um dolo, erguendo tijolo a tijolo o edifício da cidadania.



Marcos da Costa é Presidente da OAB SP