OAB SP promove encontro sobre mediação e arbitragem


07/05/2014

A Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB SP promove na próxima segunda-feira (12/05), o III Encontro de Mediação e Arbitragem da OAB SP, na FAAP (Rua Alagoas, 903), com início às 8h30, que contará com a presença do Ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Luís Felipe Salomão.

 A abertura do primeiro dia de trabalho terá a Vice-Presidente da OAB SP, Ivette Senise Ferreira; o Presidente da Comissão Organizadora, Cassio Telles Ferreira Netto; o Diretor da FAAP, Álvaro Villaça Azevedo; o Conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Emanoel Campello; o Presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), José Renato Nalini; e o Desembargador José Roberto Neves Amorim, Diretor da FAAP e Coordenador do Núcleo Permanente de Resoluções de Conflitos e da Escola Paulista de Magistratura.

 

O Ministro Salomão presidirá a mesa da palestra “Visão Geral da Mediação Pública no Brasil”, com exposição de Neves Amorim e Campelo. Em seguida, a Advogada Eugênia Zarenczanski, Secretária-Geral da Coordenação de Mediação da comissão organizadora do evento, presidirá a mesa, que terá como debatedores o Deputado Fernando Capez, a Juíza Helen Campos Refosco, da 7ª Vara de Família do Fórum João Mendes; e o Juiz do Estado da Bahia, André Gomma de Azevedo. O tema dessa segunda palestra será “Debates Acerca da Participação do Mediador Privado Atuando na Mediação Judicial – Abordando Remuneração”.

 

Na terceira palestra, o Advogado Charles Isidoro Gruenberg, Vice-Presidente da Comissão organizadora, será o presidente da mesa da palestra “Conciliação, Mediação, Capacitação e Seus Desafios no Judiciário”, que terá como expositores os juízes Ricardo Pereira Júnior, da 12ª Vara de Família e Sucessões do Fórum João Mendes; e Jorge Tosta, especialista em meios alternativos de solução de Lides.

 

Após intervalo, a Advogada Cláudia Queiroz, Mediadora judicial e Provada, presidirá a mesa que terá como tema “Oficina de Pais e Filhos”, com exposição da Juíza da 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de São Vicente, Vanessa Aufieroda Rocha.

 

Às 15 horas, o Advogado e Mediador Alexandre Palermo Simões será o Presidente da mesa que debaterá “Mediação Escolar”, com participação da Advogada e Mediadora Jurema Silva, da Mediadora do Gol de Letra, Margarida Campos de Toledo; e da Doutora em Psicologia Marianne Ramos Feijó.

 

Advogado Edmir Francisco de Oliveira, especialista em Direito Processual Civil e Mediação e Arbitragem pela FGV Law, será o Presidente da Mesa na palestra “Mediação Privada na Visão Empresarial”. O Engenheiro Eduardo Hildal, especialista em Técnicas de Mediação; e as Advogada Daniela Gabbay e Cláudia Frankel Grosman, Mediadora judicial e privada; serão os expositores.

 

O último debate do dia será presidido pela Advogada Silvia Rodrigues Pachikoski e será sobre “Cláusula Escalonada como elemento Preparatório para Mediação e Arbitragem”, e os expositores serão os Advogados Fernanda Lourenço Rocha Levy, Mediadora; Gilberto Giusti, Presidente da Câmara Britânica de Comércio e da Eurocâmaras no Brasil; e Lia Justiniano, Presidente da Comissão de Mediadores do Conima.

 

No dia 13 de maio, a abertura ficará a cargo do Presidente da Comissão organizadora do evento, Cássio Telles Ferreira Neto; e do Diretor da FAAP José Roberto Neves Amorim.

 

A primeira palestra terá como tema “Arbitragem e Poder Judiciário: Caminhando juntos?”. A Presidente da Mesa será a Advogada Eleonora Colho. O Presidente do TJ-SP será o debatedor e os expositores serão o Ministro do STJ João Otávio de Noronha e a Ministra aposentada do STF (Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie Northfleet.

 

“Árbitros: Confiança, Imparcialidade e Disponibilidade” é o tema da palestra proferida pelo Deputado Eduardo Silva Romero, com a participação dos Advogados José Antônio Fechtner e Adriana Braghetta como debatedores. O Advogado Francisco José Cahali será o Presidente da Mesa.

 

O Advogado Francisco Maia, Presidente da Comissão de Direito da Construção da OAB MG; e o Advogado Aldemar de Miranda Motta Júnior, Presidente do Coprema; serão os expositores em “Projetos do Coprema – Colégio de Presidentes das Comissões de Mediação e Arbitragem da OAB”.

 

O Advogado Marcelo Muriel presidirá a mesa na palestra sobre o “Novo Projeto de Lei: Mudanças, aspectos estratégicos e expectativas”, com exposição do Advogado Luiz Olavo Baptista e com a participação dos advogados Silvia Rodrigues Pachikoski e Marcelo Roberto Ferro como debatedores.

 

Após intervalo, Ferreira Neto presidirá a mesa na palestra “Arbitragem e Administração Pública”, com exposição de Gustavo Justino de Oliveira, Professor Doutor de Direito Administrativo; Mario Engler Pinto Júnior, Procurador do Estado de São Paulo; e Marcelo José Magalhães Bonício, Advogado.

 

Presidindo a mesa em “Arbitragem e o Futuro: Visão das Câmaras de Arbitragem” estará o Ministro Sidney Sanches, aposentado do STF. O debatedor será o Advogado Hermes Marcelo Huck e os expositores, os advogados Flávio Pereira Lima, Roberto Pasqualin e Ferreira Neto.

 

Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó integral (400g), por dia.