Fórum Trabalhista de Ribeirão recebe PJe


14/05/2014

O Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto já está digitalizado. No último dia 14, o TRT 15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) implantou o PJe (Processo Judicial Eletrônico), em solenidade presidida pelo presidente do tribunal, Desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper.

 

Participaram do evento o Diretor do Fórum e Juiz Titular da 5ª Vara do Trabalho, Marcos da Silva Porto, além de magistrados, advogados e operadores do Direito da região.

 

Dias antes da implantação, o fórum foi fechado para que fossem feitos os preparativos da implantação e os prazos foram suspensos pela portaria GP nº 28/2014 nos dias 12, 13 e 14 e retornaram no primeiro dia útil seguinte à solenidade.

 

O PJe, coordenado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), foi criado para informatizar o processo judicial, prevendo a eliminação do uso do papel nos tribunais brasileiros. Com a implantação do processo, as ações passam a tramitar pela internet.

 

O principal objetivo da implantação é celeridade do processo, mas também representa mais eficiência, economia e preservação ambiental.

 

Com a implantação do PJe em Ribeirão Preto, chegam a 110 as unidades judiciárias eletrônicas das 162 existentes no âmbito do TRT 15. A nova ferramenta também já está em funcionamento na 2ª Instância do Tribunal, em todas as suas câmaras e seções especializadas.

 

Em 2013 foram ajuizadas 12.648 novas ações no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto. Dessas, 11.562 foram solucionadas, restando um saldo de 8.524 processos pendentes de solução em 31 de dezembro.