Inaugurada nova Casa da Subseção de São Roque


19/05/2014

Na cerimônia de inauguração da nova Casa da Advocacia e da Cidadania da OAB-São Roque, na última terça-feira (13/05), às 19h30, o Presidente da OAB SP Marcos da Costa, fez uma série de agradecimentos. Lembrou a parceria da Prefeitura no projeto com a cessão do terreno que, dessa forma, “reconheceu na advocacia e na instituição (OAB SP) a importância do exercício profissional por assegurar acesso à Justiça, principalmente ao carente por meio do convênio assistência judiciária, onde atuam 50 mil advogados que atendem um milhão de cidadãos/ano”.

 

Também agradeceu ao Ex-prefeito de São Roque Efaneu Nolasco Godinho, que fez a cessão do terreno em sua gestão, e a Câmara Municipal, na pessoa do vereador Ademilson Correia, por ratificar a iniciativa do prefeito. Citou, ainda, a contribuição do presidente atual da Subsecção Marco Paulo Dal Bello e dos Ex-presidentes  - Henrique Luiz Arnobio, Altair Rodrigues Dias Martins, Erval de Oliveira Júnior, Sandra Regina Vazoller Leite e  de José Maria Dias Neto, atual Conselheiro e Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP - na concretização da Casa. “José Maria não representa só esta terra (São Roque), mas a advocacia do Estado e do Brasil. José Maria, com sua integridade, sua ética, tem presidido o nosso TED com a mesma competência que demonstrou quando foi conselheiro e tesoureiro da OAB SP, servindo para nós como referência”, disse o Presidente da OAB SP.

Marcos da Costa enfatizou ainda que a nova Casa é “o resultado do esforço de todos” que se iniciou em 2004, na gestão do então Presidente Luiz Flávio D’Urso, na qual ocupava o cargo de tesoureiro: “O esforço de todos os dirigentes da Secional e da Subseção permitiu que hoje realizemos o sonho de inaugurar a Casa da Advocacia de São Roque”.

O prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa parabenizou a OAB–São Roque pela conquista da nova sede e disse que era uma honra fazer parte de momento tão importante para a cidade. Mencionou os presidentes anteriores da Subsecção e o atual, justificando que nada acontece da noite para o dia. Desejou sucesso e disse que a “Prefeitura esteve e está de portas abertas para a OAB”.

Em seu discurso, José Maria Dias Neto afirmou que desde que foi criada e instalada a Subsecção de São Roque, na década de 80, já havia o sonho de ter a casa própria”. Ele lembrou  toda a trajetória para concretizar a construção  do prédio, que surgiu  com  a doação de três lotes pelo Executivo municipal. “Este sonho que sonhamos no passado se torna realidade no dia que comemoramos, coincidentemente, Nossa Senhora de Fátima. A nova Casa fortalece a classe, faz com que a advocacia são-roquense se torne mais importante e consolidada”, disse. Também lembrou o passamento de dois advogados da comarca Alinoel Vilena de Góes (Maneco Leão)  e José Paulo da Silva, que homenageou pelos trabalhos prestados.

O presidente da Subsecção de São Roque Marco Paulo Dal Bello  também fez novos agradecimentos: ”Desde a concepção do projeto da Casa contamos com a colaboração de inúmeras autoridades, instituições e  dirigentes da OAB SP.” Destacou um agradecimento especial ao Conselheiro e Ex-presidente de São Roque e Presidente do TED, José Maria Dias Neto. Para Marco Paulo, a  inauguração  da nova Casa é extremamente importante: “ Além da melhoria da estrutura para atendimento dos advogados,  a sociedade também se beneficia  com a melhoria da infraestrutura para atender a  assistência judiciária. Também contamos com um novo auditório, que  pensamos utilizar para  desenvolver parcerias com entidades beneficentes”.

Para Fábio Romeu Canton Filho, Presidente da Caasp, a inauguração da nova sede da Ordem em São Roque “é uma grande conquista, não só para a advocacia, mas para a população local:” A Casa da OAB é onde ser exercita de forma plena a democracia, a liberdade, o direito de defesa e o contraditório”. Citou que a Caixa é o braço assistencial da advocacia, que mantém 37 farmácias e livrarias próprias, vendendo livros e medicamentos a preço de custo. “Na última gestão vendemos mais de 600 mil livros jurídicos para atender a advocacia e mais de 16 milhões de caixa, com economia de R$ 105 milhões de economia para advocacia”. disse. Ressaltou o lançamento do Econômetro, painel que mostra a economia em tempo real que advocacia faz nas farmácias e livrarias da Caixa no Estado.

Participaram da cerimônia: Cassio Pereira Brizola, juiz do Juizado Especial Civil e Criminal de São Roque, os Conselheiros seccionais Antonio Carlos Delgado Lopes (Conselho Prerrogativas de Sorocaba), Júlio Cesar da Costa Caires Filho, Luis Roberto Mastromauro e Rui Augusto Martins; o Presidente da Subsecção de Sorocaba, Alexandre Ogusuko; o Vice-presidente da CAASP, Arnor Gomes da Silva Júnior; o Secretário-geral, Sergei Cobra Arbex; o Secretário-geral adjunto, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, e os Diretores da Caixa Gisele Fleury Germano de Lemos, Maria Célia do Amaral Alves, Jorge Eluf Neto e Rossano Rossi, entre outras autoridades.