Conselho Seccional da OAB SP cria a Subsecção de Bertioga


22/05/2014

O Conselho Seccional aprovou, por unanimidade, na última reunião de 19 de maio, a criação da 243ª Subsecção da OAB SP - Bertioga. “É com alegria que registro essa conquista da advocacia bertioguense no dia do aniversário daquele município. Desde 2004, vem sendo criada pela OAB SP a infraestrutura para atender os advogados locais, que culminou com a inauguração da Casa da Advocacia e da Cidadania, em 2005, quando eu ainda era Tesoureiro da Seccional, na gestão D’Urso”, lembra o Presidente Marcos da Costa.

Para o advogado Sidmar Euzébio de Oliveira, autor da solicitação para a criação da Subsecção de Bertioga e coordenador da comissão de criação junto à Subsecção de Santos, a decisão do Conselho Seccional veio em boa hora, nem cedo, nem tarde. “Quero agradecer ao Presidente Marcos da Costa e ao Ex-presidente Luiz Flávio D’Urso pela conquista. Desde 1999 levamos essa luta. Os advogados de Bertioga não tinham qualquer abrigo até a criação do Fórum, quando passaram a ocupar uma pequena Sala do Advogado. Com a instalação da Casa da Advocacia, nossa realidade mudou, a assistência judiciária passou a operar de forma melhor e com a Subsecção, iremos avançar ainda mais”, afirmou Sidmar.

Segundo o Secretário-geral adjunto da Caasp e ex-presidente da Subseção de Santos, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, essa conquista se deve ao apoio maciço dos advogados de Bertioga e aos conselheiros de Santos. “Vários fatores contribuíram para essa criação: a cidade de Bertioga é distante de Santos, vem crescendo e está no momento de a Advocacia local ter sua própria administração e dar um passo maior para engrandecer a classe, já que reúne as condições necessárias, como ter mais de cem advogados”, disse Lyra, lembrando que a criação da nova Subsecção não onerará a Seccional, uma vez que a Casa já está operacional.

O conselheiro Luis Fernando Afonso Rodrigues, relator do processo de criação da Subsecção, destacou também a feliz coincidência de datas: “No mesmo dia em que ocorria a sessão do Conselho Seccional para aprovação da Subsecção (19/05), Bertioga comemorava o aniversário de emancipação do município, o que dá ainda maior dimensão social a essa conquista da advocacia e da cidadania de Bertioga”.