Subsecção de Urupês inaugura nova sede


27/05/2014

“Essa é uma data histórica para a advocacia e para a cidadania de Urupês”. Com essas palavras, o Presidente Marcos da Costa, abriu a cerimônia de inauguração da nova Casa da Advocacia e da Cidadania da cidade de Urupês, na última quinta-feira (22/05), às 20 horas.

Marcos da Costa destacou a importância da Subsecção e o diálogo permanente com as suas diretorias: “A cada semana, estamos em um ponto de São Paulo, ao lado dos colegas, fazendo uma gestão de braços dados com as subseções. No ano passado foram 50 mil quilômetros percorridos. A Casa de Urupês é uma das conquistas da advocacia, que tem como missão: atender os colegas, colaborar para o trabalho e o aprimoramento cultural do advogado, além de assegurar espaço de confraternização da classe e garantir ao carente pleno acesso à justiça”.

O Presidente da Subsecção, Lelis Ferraz Andrade Júnior, agradeceu a presença do presidente da Seccional e da advocacia local: “Essa é uma noite de gala pela presença de todos e quero agradecer a atenção que a atual Diretoria da OAB tem dado ao Interior, especialmente a essa pequena subsecção, nos brindando com essa nova Casa da Advocacia e da Cidadania, que respeita o padrão OAB”. Ressaltou, ainda, que o novo prédio favorece a acessibilidade, é dotada de auditório para palestras e permite atender com mais conforto os carentes da assistência judicial.

O presidente da Caasp, Fábio Romeu Canton Filho, ressaltou que para a Ordem e a Caixa não há diferença  entre Subsecções grandes e pequenas : “Nós,  dirigentes, somos  passageiros e o que nos une é a advocacia, que procuramos servir enquanto estamos dirigentes”. Afirmou que atualmente a Caixa atende 3.200 advogados carentes, assistidos permanentemente. Falou também  dos serviços e benefícios prestados pela Caasp e sobre o lançamento do Econômetro, no mês passado. Trata-se de um painel eletrônico, inédito em todo o país, que registra  em tempo real a economia que os advogados fazem nas 37 farmácias e livrarias próprias que a Caixa mantém em todo o Estado. “Nos cinco primeiro meses deste ano, a economia já superou R$ 15 milhões”, pontuou Canton.

O prefeito de Urupês, Antonio da Silva Oliveira, afirmou ser uma honra para o município a inauguração  da nova Casa da OAB e  destacou a cooperação existente entre Prefeitura, Justiça e Ordem. “Quero agradecer a todos os advogados e dizer  que sempre estaremos à disposição”, disse, observando que o conforto e beleza arquitetônica da nova Casa tornarão o trabalho dos advogados mais fácil. 

Ao final da cerimônia, o padre e prefeito de Irapuã, Osvaldo Alfredo Pinto, abençoou a Casa e os presentes, citando Santo Ivo, padroeiro dos advogados, que militou na França, no século XIII, e ficou conhecido como “advogado dos pobres”: “Que Santo Ivo proteja e inspire os advogados que, nessa Casa, vão servir aos menos favorecidos, a demonstrar onde estão o direito e a defesa dos mais simples”.

Estavam presentes à inauguração: o Secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos; o Conselheiro Mairton Lourenço Cândido: o Juiz da comarca Renato Soares de Melo Filho; o Presidente da OAB-Catanduva, Marco César Gussoni; a Presidente da OAB-Novo Horizonte, Cristine Sardella; e o Presidente da OAB-Taquaritinga, Roberto Yoshikazu Ogasawara, entre outras autoridades.