Maurício Pessoa é homenageado no Conselho de Prerrogativas da OAB SP


11/06/2014

Durante a 228ª sessão de julgamento do Conselho de Prerrogativas da OAB SP, realizada nesta terça-feira (10/06), no Plenário dos Conselheiros, foi prestada uma homenagem ao advogado recém-nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo pelo Quinto Constitucional, Maurício Pessoa, que integrou a 2ª Turma Julgadora do Conselho. A proposta da homenagem foi do Conselheiro e Vice-Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Cid Vieira de Souza Filho.

 

O homenageado, Maurício Pessoa, agradeceu a Láurea de Reconhecimento recebida, que dividiu com todos os integrantes do Conselho de Prerrogativas e disse que levará para o Tribunal a preocupação da Advocacia com as prerrogativas profissionais e que sua primeira experiência de trabalho em um órgão colegiado será de grande valia na prestação jurisdicional.  Disse também que seu compromisso [como magistrado] é com o jurisdicionado e seu anseio por justiça, mas que o advogado é essencial à administração da justiça e reconhece a importância das prerrogativas do advogado, lição que aprendeu na OAB SP e na 2ª Turma Julgadora.

Representando o Presidente da OAB SP, o Secretário-geral adjunto da OAB SP, Antonio Ruiz Filho, elogiou a contribuição que Maurício Pessoa trouxe ao Conselho de Prerrogativas pelo seu cabedal de conhecimentos na Área Cível,  como advogado militante e como professor de Direito Civil da PUC-SP. Afirmou que a homenagem era singela, mas plena de significado e que Maurício Pessoa tinha a missão de representar a Advocacia junto ao Tribunal, por meio da figura do Quinto Constitucional. “A Justiça é voltada ao jurisdicionado. Não é do juiz ou do advogado. A Justiça é das pessoas que clamam por justiça. Vossa Excelência haverá de levar essa mensagem nas decisões que proferir, contribuindo para melhorar a prestação jurisdicional de segundo grau no Estado”, disse Ruiz.

O Diretor-Adjunto de Prerrogativas, Ricardo Toledo Santos Filho, parabenizou Cid Vieira pela iniciativa da homenagem e lamentou que estivesse perdendo um combativo e aguerrido integrante da Comissão de Prerrogativas. Também lembrou que conheceu Mauricio Pessoa na Comissão, durante a defesa de um advogado de 82 anos, na qual Pessoa demonstrou sensibilidade e grandeza.

Idealizador da homenagem, Cid Vieira de Souza Filho, que preside a 2ª. Turma Julgadora, destacou que a homenagem a Mauricio Pessoa, quando proposta,  foi acatada prontamente pelo Presidente Marcos da Costa e pelo Presidente das Prerrogativas, Ricardo Toledo. “Maurício Pessoa já faz falta à Turma Julgadora, mas no Tribunal de Justiça olhará por nós e saberá dignificar OAB e o Poder Judiciário”, afirmou.

Também participaram da homenagem os Conselheiros Secionais: Alexandre Rollo, Carlos Kauffmann, Mauricio Silva Leite e Rui Augusto Martins, além dos Conselheiros do Conselho de Prerrogativas da OAB SP.