Evento retrata a Mulher na Revolução de 32


24/06/2014

No último dia 16 de junho, as Comissões da Mulher Advogada e de Resgate da Memória da OAB SP promoveram o evento “A participação da Mulher na Revolução de 32”, que contou com a palestra do Major Sérgio Olímpio Gomes sobre o tema, antecedida da declamação do poema “Mulheres Cidadãs”, pela poetisa e membro da Comissão da Mulher Advogada Frances de Azevedo, especialmente escrito para a ocasião. No evento, foi executado o Hino da Revolução Constitucionalista - “Paris Belfort” pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do maestro Sargento Jefferson Bernardo, durante o qual se apresentaram os esgrimistas Markus Runk e Danielli Santos. Também ficou em exposição a tela a óleo “Voluntária de 32”, da artista plástica Camila Giudice, também especialmente elaborada para a data.

 

 

Sob a condução dos presidentes das Comissões da Mulher Advogada, Kátia Boulos, e de Resgate da Memória,  José de Ávila Cruz, parceiros e organizadores do evento, com apoio do Departamento de Cultura e Eventos, compuseram a mesa dos trabalhos o Cel. Mário Fonseca Ventura, Presidente do MMDC – Sociedade Veteranos de 32, o Cmt. William Mascarenhas, neto do Mal. Mascarenhas; Cmt. das Tropas Brasileiras na Itália, George Ayoub, Diretor Superintendente da Associação Comercial Distrital Norte; Theodosina Ribeiro, parlamentar paulista por diversos mandatos, representando a Associação das Parlamentares do Estado de São Paulo; Carmen Dora de Freitas Ferreira,  Presidente da Comissão da Igualdade Racial, e Everton Zadikian, Presidente da Comissão do Jovem Advogado.

 

Segundo Kátia Boulos, o evento foi prestigiado por diversos membros de Comissões da Secional e das Subseções, “ tornando marcante e inesquecível essa homenagem prestada pela  Secional paulista às pujantes mulheres bandeirantes que, com sua coragem, empenho e determinação, propugnaram pelo Estado de Direito, fizeram a diferença e mudaram o curso da história”.