Vale do Ribeira - Marcos da Costa visita quatro Subseções


09/09/2014

No dia 27 de agosto, o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, esteve presente nas quatro Subseções do Vale do Ribeira: Miracatu, Iguape, Jacupiranga e Registro. “Essas viagens materializam o compromisso de campanha de acompanhar de perto as necessidades das subseções do interior e do litoral e, mais que isso, possibilita tornar mais tangível o ideal de união da advocacia paulista”, explicou Marcos da Costa.

O percurso começou com a visita à Subseção de Miracatu, onde o Presidente esclareceu sobre o andamento do projeto de construção de uma nova Casa da Advocacia e Cidadania no município. Katia Margarida de Abreu Malik Schallenberg, Presidente da Subseção, revelou ânimo com a decisão e agradeceu: “é com muito orgulho que estou à frente desta Diretoria – já no quarto mandato – e sairei muito feliz”.

O Presidente da OAB SP explicou que a construção da nova Casa da Advocacia e Cidadania de Miracatu fará parte do próximo lote de novas Casas, seguindo uma dinâmica que vem dando certo, mas que exige o cumprimento de etapas em acordo com o BNDES. Marcos da Costa ainda aproveitou para lembrar os advogados presentes que o novo portal da OAB SP na internet traz mais que mudanças de layout: “hoje o advogado pode pedir uma certidão de regularidade pelo nosso site, imprimindo o documento em casa ou no escritório, sem custo. Ainda estamos trabalhando para que o sistema de publicações eletrônicas seja modernizado e melhorado, o que deve chegar à classe em breve”.

Nesta visita, além dos nomes já citados, ainda participaram da mesa de honra: João Amarildo Valentin da Costa (Prefeito de Miracatu), Roberta de Moraes Prado (juíza de Direito – 1ª e 2ª Varas de Miracatu) e Marco Aurélio dos Santos Pinto (Conselheiro Secional – Registro).

A visita às Subseções do Vale do Ribeira continuou com encontro com a Diretoria de Iguape, especialmente a Presidente Simone Mizumoto Ribeiro Soares, que apresentou a nova Casa da Advocacia e Cidadania. O imóvel é amplo e bem dividido, o que proporcionou a instalação de salas de reunião/aulas e de atendimento à população, espaços essenciais para o dia a dia da advocacia. “A união dos Presidentes das Subseções do Vale do Ribeira é certa, todos batalhadores que lutam pela valorização da classe e estruturação das nossas sedes. Acredito que nosso Presidente [Marcos da Costa] entende esta união, prova disto é sua presença”, enfatizou Simone Mizumoto.

Ainda em Iguape, mas agora na Câmara Municipal, o Presidente da OAB SP recebeu o Título de Visitante Ilustre, entregue em cerimônia em que Nelson Ribeiro, decano da Subseção local, também foi homenageado. “Agradeço – à Câmara Municipal de Iguape – pela homenagem que é prestada à advocacia: não é este humilde advogado o merecedor dessa honraria, mas sim a advocacia de São Paulo, em especial a de Iguape”, disse Marcos da Costa. “Agradeço a atenção com que sua gestão vem prestigiando a Subseção de Iguape e destaco a realização do Primeiro Fórum Metropolitano – Vale do Ribeira e Baixada Santista – de Direito Ambiental, em Ilha Comprida”, enfatizou o advogado e vereador Wilson Almeida Lima, proponente desta homenagem, justificando-a. O Ex-Presidente da Subseção de Iguape, Luiz Roberto de Oliveira Fortes, justificou outro momento de reconhecimento: “o doutor Nelson Ribeiro foi um dos primeiros advogados desta terra, sendo sempre operoso e estudioso”.

Nesta solenidade, também estiveram presentes: João Carlos Spínula (Presidente da Câmara Municipal de Iguape), Joaquim Coutinho Ribeiro (Prefeito de Iguape), Marco Aurélio dos Santos Pinto (Conselheiro Secional – Registro); além dos Presidentes de Subseções, Frederico Antonio Gracia (Guarujá), Sergio Rodrigues de Novais (Itanhaem), Katia Margarida de Abreu Malik Schallenberg (Miracatu), Leandro Ricardo da Silva (Registro) e Helder Augusto Cordeiro Ferreira Piedade (Jacupiranga). Os Diretores da Subseção de Iguape também compareceram: Márcio Lisboa Martins (Vice-Presidente), Patrícia Mara Rodrigues Benevides Roche (Secretária Geral), Rodrigo Oliveira Ragni de Castro Leite (Secretário Adjunto) e Flavio Vieira Ribeiro (Tesoureiro).

No fim da tarde, Marcos da Costa chegou à Subseção de Jacupiranga, onde ouviu os pleitos locais, com destaque para as colocações do Presidente, Helder Augusto Cordeiro Ferreira Piedade: “não posso deixar de fazer pedidos quando temos nosso Presidente próximo; muito já tem sido atendido, ressaltando que nossa região tem necessidades peculiares, diferentes de grandes centros”. Ele explicou que a Secional deve continuar sua atuação institucional para pressionar por solução de problemas de acessibilidade - devido a prédios antigos - e vacância de magistrados na Comarca. Esta visita à Subseção de Jacupiranga contou com a presença de Rudi Hiroshi Shinen, Juiz Diretor desta Comarca; José Cândido Macedo Filho, Prefeito Municipal; e Marco Aurélio dos Santos Pinto (Conselheiro Secional - Registro).

A visita do Presidente da OAB SP às subseções do Vale do Ribeira foi concluída na Subseção de Registro, onde foi inaugurada a Galeria de Presidentes, eternizando as imagens e a contribuição para a classe de advogados que presidiram esta Subseção: Helcio da Silva (1975-1982 / 1985 – 1988), José Pereira Lima (1983-1984), Leonel Pedro Saletti (1989-1990), Moacir Leonardo (1991-2000), Ivan Laurindo Matarazzo da Silva (2001-2006) e Marco Aurélio dos Santos Pinto (20070-2012). Para o atual Presidente da Subseção de Registro, Leandro Ricardo da Silva, “todos contribuíram para o progresso da advocacia, que tem um papel fundamental para a história do município. Esta iniciativa de inaugurar a Galeria veio do desejo de prestar homenagens em vida”.

O fundador da Subseção de Registro, Hélcio da Silva, agradeceu o reconhecimento e lembrou que isto é típico da instituição e da classe. Ele contou histórias das origens da Subseção, época em que os advogados do Vale do Ribeira tinham de seguir até Itanhaem para ter o atendimento da Ordem. “Sempre estivemos na procura do que melhor pudesse servir os colegas do Vale do Ribeira, tanto que, quando não exercia mais cargo nesta Subseção, propus ao Conselho Secional o desmembramento em três novas Subseções: Jacupiranga (maio de 1991), Iguape (agosto de 1991) e Miracatu (dezembro de 1991)”.

Ao longo desta solenidade, um momento de surpresa, quando foi conferindo a Marcos da Costa o título de Hóspede Oficial do Município de Registro. A Mesa Diretora para esta cerimônia de inauguração ainda contou com a presença de Ronaldo Lima Camargo (Procurador do Município de Registro), Laurian dos Santos (Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Registro) e Tânia Maria Alves de Camargo Silva (Promotora da 2ª Vara Criminal da Comarca de Santos).

“Fico feliz de participar de um momento como este. Devemos sempre render homenagens aos nossos anteriores presidentes, especialmente para que as futuras gerações saibam como foi construído este grande ‘edifício’ – o maior da sociedade civil deste país – que se chama Ordem dos Advogados do Brasil”, concluiu Marcos da Costa.


Em Registro, Marcos da Costa  inaugura Galeria de Presidentes