Marcos da Costa diz que novo Presidente do TRT-15 terá muitos desafios para enfrentar


11/12/2014

  Marcos da Costa diz que novo Presidente do TRT-15 terá muitos desafios para enfrentar 2
Marcos da Costa, Presidente da OAB SP, durante cerimônia de posse dos novos dirigentes do TRT-15. Foto: OAB SP.

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou da posse dos novos dirigentes do TRT-15, também representando o presidente do Conselho Federal da OAB, na última sexta-feira (05/12), em Campinas. Foram empossados para o biênio 2014-2016, os Desembargadores: Lorival Ferreira dos Santos, Presidente; Henrique Damiano, Vice-presidente administrativo, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, Vice-presidente judicial, Gerson Lacerda Pistori, Corregedor regional, e Manuel Soares Ferreira Carradita, Vice-corregedor. O TRT-15 abrange 599 municípios, possui 153 Varas e atende uma população de 20 milhões de pessoas.

Ao discursar, Marcos da Costa teceu elogios ao desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper, que deixou a Presidência: “Sua presidência nesta Corte foi marcada por seu perfil democrático, de diálogo com todos, e de respeito para com a advocacia, como demonstrado pela concessão do período de férias aos advogados. Por isso, a advocacia tem uma palavra de gratidão e respeito voltada a Vossa excelência”.
O Presidente da OAB SP também destacou os desafios que o novo Presidente do TRT-15 terá pela frente: “Vossa Excelência, que tem sua vida dedicada à Justiça, e que, tal qual o presidente Cooper, é um homem de diálogo, terá grandes desafios à frente desta Corte, como a continuidade da implantação do processo eletrônico, que tanta conquista tem trazido à advocacia, e a chegada do novo Código do Processo Civil, que se aplicará à Justiça do Trabalho de forma subsidiaria”.

Em discurso de despedida, o Desembargador Flávio Allegretti Cooper fez um balanço de gestão à frente da Justiça trabalhista e de maneira informal apresentou fotos de familiares e de todos os que colaboraram em sua administração, da cúpula do tribunal ao servidor mais humilde. Também saudou seu sucessor, Lourival Ferreira dos Santos, citando pontos da biografia do novo Presidente do TRT-15.

O Desembargador Lorival Ferreira dos Santos disse que presidir o TRT-15 será o maior desafio de sua vida, que encara como uma missão: “Motivação para superar a empreitada não vai faltar. De um lado tenho a disposição de um jovem e, de outro, a sabedoria de um veterano”. O novo Presidente do TRT-15 também fez projeções sobre a Justiça: em 1988 eram 350 mil ações em tramitação no país e hoje são 100 milhões de processos, um para cada dois habitantes. “Uma pesquisa divulgada pelo CNJ aponta que, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, o número de ações ajuizadas em todo Brasil subiu mais de 270 vezes, enquanto nesse mesmo período a população brasileira aumentou cerca de 30%”, disse Lorival.

Também fizeram uso da palavra: o Desembargador Fernando Silva Borges, que saudou os empossados; o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Luís Amgarten; o Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Alessandro Tristão e o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Compuseram a mesa dos trabalhos, além dos que discursaram: o Deputado estadual Fernando Capez, representando o Governador Geraldo Alckmin; o Desembargador Paulo Alcides Amaral Salles, do Tribunal de Justiça de São Paulo, representando o Presidente do TJSP e Paulo Adib Casseb, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo e o juiz titular da 8ª Vara Federal de Campinas, Raul Mariano Júnior.