OAB SP e TV Cultura promovem o Seminário “Reforma Política Já”


16/01/2015

A OAB SP e a Tv Cultura unem esforços para a realização do Seminário “Reforma Política Já”, no dia 29 de janeiro, a partir das 8h30, na nova sede da OAB SP (Rua Maria Paula, 35). O evento que faz parte da série de ações que a entidade represntativa da Advocacia vai promover ao longo do ano para cumprir o compromisso assumido em 2014: engajar-se para provocar o debate em torno da questão, com o intuito de ver implantadas as mudanças que a sociedade anseia no campo político.

Advogados, juristas, magistrados, sociólogos, cientistas políticos, parlamentares, representantes do executivo, cidadãos e telespectadores da TV Cultura farão parte dos debates. As parceiras – OAB SP e Tv Cultura – desejam ressaltar a urgência e a importância de uma reforma ampla dos mecanismos de escolha dos representantes do povo no Legislativo e no Executivo, bem como das formas de prestação de contas dos eleitos para o cidadão. Financiamento de campanha, sistema eleitoral (voto distrital, distrital misto, proporcional), cláusula de barreira, reeleição e recall, a destituição do parlamentar ou governante por meio de ação popular e a manutenção ou extinção do voto obrigatório.

 Entre os convidados estão  o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; os ex-ministros do STF Carlos Ayres Brito e Nelson Jobim, o ministro do STF Gilmar Mendes, do ex-ministro da Justiça José Gregori. Os Presidentes da OAB SP, Marcos da Costa; da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça; além do Presidente do Conselho da Fundação Padre Anchieta, Belisário dos Santos Júnior; também participarão. Entre os juristas convidados estão nomes como Ives Gandra Martins, Almino Monteiro Alvares Affonso  e Dalmo de Abreu Dallari.

 Como participar 

 Todos os painéis do Seminário serão transmitidos (tempo real) pelo site da OAB SP e pelo CMAIS (da Tv Cultura). Auditórios e salas extras, com monitores, serão disponibilizados para que o público possa acompanhar o evento nas sedes da OAB na capital e no interior do Estado.

 As inscrições serão feitas por telefone, no Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP – (11) 3291-8201. Os participantes presentes no auditório farão perguntas, por escrito, aos palestrantes e debatedores, que gravarão respostas para veiculação nas redes sociais e sites da OAB SP e Tv Cultura.

Na reta final do Seminário “Reforma Política Já”, a Tv Cultura entrará ao vivo no Jornal da Cultura Primeira Edição, a partir das 12 horas. O Jornal da Cultura (21 horas) levará aos telespectadores reportagens com o que de melhor ocorreu no encontro. O JC Debate – programa de entrevistas da emissora – será itinerante, saindo dos estúdios da Fundação Padre Anchieta para o local do evento (estúdio da OAB SP).