Posse solene de Aloísio de Toledo Cesar

17/01/2015

Posse solene de Aloísio de Toledo Cesar

Marcos da Costa, presidente da OAB-SP, cumprimenta o novo Secretário da Justiça de São Paulo, Aloísio Toledo César

O novo Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Aloísio de Toledo César, afirmou que vai dar continuidade às parcerias que a Secretaria já mantém com a OAB SP, com a manutenção de uma série de trabalhos em favor da cidadania, construídos ao longo dos quatro anos da última gestão na pasta.

Um exemplo marcante foi a atuação de integrantes da Comissão de Estudos sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins (OAB SP) no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD), no esforço realizado para combater o avanço do crack no centro de São Paulo e em outras regiões da Capital e do Estado, oferecendo tratamento clínico e psiquiátrico aos dependentes químicos e orientação jurídica, especialmente aos familiares que pretendem recorrer à internação compulsória (via determinação judicial).

Toledo César atuou como Advogado e Desembargador (via Quinto Constitucional) – inclusive integrando o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Formado em Direito (USP), também teve carreira como jornalista, com passagem pelo jornal O Estado de S. Paulo (encerrada em 1988), onde publicou artigos após o início da carreira jurídica. Mesmo depois da aposentadoria compulsória – hoje ele tem 75 anos de idade – exerceu a função de coordenador da Corte na região de Presidente Prudente, cargo que deixou ao fim do ano passado.

“Aloísio de Toledo César é um homem que vem do Direito, que tem a sua vida destinada à Justiça e soma competência, capacidades técnica e intelectual. Aloísio César tem uma folha de serviços prestados à cidadania, através da Justiça – advocacia e magistratura – e agora por meio do Executivo Estadual”, afirmou Marcos da Costa, Presidente da OAB SP, durante o ato solene em que Eloisa de Sousa Arruda passou o comando da Secretaria de Justiça para Toledo César.

“Ao ser convidado pelo Governador Geraldo Alckmin para este cargo, logo percebi que a conduta a ser desenvolvida aqui advêm do exemplo dado por ele próprio, tendo no poder um claro sentido de dever, de servir ao povo de São Paulo”, pontuou Toledo César, em seu discurso. O Secretário ainda deixou claro que pretende manter projetos importantes em curso, inclusive aqueles em que a parceria com a OAB SP é importante, até mesmo imprescindível.

OAB SP reconhece trabalho de Eloisa Arruda

“Tivemos aqui uma mulher batalhadora e aguerrida. Ela promoveu uma série de iniciativas, muitas vezes em parceria com a OAB SP, entidade que além da missão corporativa de servir ao advogado, também procura servir à população como um todo”, lembrou Marcos da Costa, ao analisar os agradecimentos de Eloisa Arruda à Ordem. Ao assumir a Secretaria em 2011, Eloisa Arruda deixou a direção da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e, agora, volta ao MP como procuradora do Estado.

No discurso de despedida, além de agradecer aos servidores da Secretaria e algumas autoridades presentes, Eloisa lembrou que “se não fosse o apoio da OAB SP, muitas das nossas ações não teriam se concretizado, dada a capilaridade da Ordem no Estado de São Paulo: muitos advogados trabalharam de forma graciosa para que pudéssemos concretizar nossas ações em prol da cidadania”.

Além das autoridades já citadas, também formaram o grupo de honra desta solenidade: Desembargador José Renato Nalini, Presidente do TJ SP, e Hamilton Elliot Akel, Corregedor Geral de Justiça.