OAB SP promove palestra sobre plágio envolvendo obras psicografadas


17/03/2015

O plágio envolvendo obras psicografadas será tratado na palestra “A Tutela de urgência na proteção da obra psicografada”, promovida pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, na quarta-feira (18/03), às 19h, no Salão Nobre da Secional.

A palestrante será a advogada civilista e mestre em Processo Civil pela PUC SP, Renata Soltanovitch. Ela afirma que a psicografia abre um precedente para a falsificação e o estelionato. “Hoje é possível pegar um livro psicografado por Chico Xavier, copiá-lo e dizer que o mesmo espírito inspirou a obra, por isso, ela é idêntica”.

Outro problema, de acordo com a advogada, diz respeito à pintura mediúnica: “Eu já conversei com um médium que pintava diversos artistas. Ele chegou a ficar chateado porque eu disse que a utilização da assinatura de um artista morto num quadro que estava sendo pintado naquele momento poderia gerar um processo criminal de falsificação de obra ou estelionato. A solução, no caso dele, foi carimbar o verso do quadro informando que se tratava de uma pintura mediúnica”.

É possível realizar as inscrições para a palestra no atendimento ou pelo site http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=15998, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó.  Os certificados de participação podem ser retirados em até 90 dias.

Serviço
Evento: “A Tutela de urgência na proteção da obra psicografada”
Data: 18/03 – 19h
Local: Salão Nobre da OAB SP - Praça da Sé, 385, 1º andar.
Para participar basta doar uma lata ou pacote de leite integral em pó