Associação Paulista de Medicina promove aulas sobre psiquiatria forense


17/04/2015

Duas aulas do IV Curso de Psiquiatria Forense serão realizadas neste sábado (18/04), das 8h30 às 13h, na Associação Paulista de Medicina (APM). O encontro promovido pelo Comitê Multidisciplinar de Psiquiatria Forense da APM é direcionado a profissionais e estudantes de medicina, direito e de psicologia, além de interessados em medicina legal e ética médica. 

A primeira aula será do perito psiquiatra do Hospital de Custódia e Tratamento André Teixeira Lima, Breno Montanari Ramos. Ele é membro do Conselho Penitenciário de São Paulo e foi responsável pela avaliação técnica de pacientes envolvidos em crimes de grande repercussão, como o de Suzane Richthofen, do maníaco do parque, o "Champinha”, e do ex-juiz Nicolau do Santos Neto.

Intitulada “Critérios psiquiátricos de exclusão de imputabilidade e medidas de segurança”, a apresentação vai fazer uma análise das condições mentais que interferem na capacidade do denunciado de entender que seu ato é considerado crime de acordo com o Código Penal.

Comentador da primeira aula, Elias Abdalla, psiquiatra forense pela Universidade de Londres (King’s College London) e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), será o palestrante da exibição “Perícia de verificação de cessação de periculosidade nos sentenciados à medida de segurança”. O objetivo é fornecer os elementos básicos que orientam o perito psiquiatra a chegar à conclusão da cessação ou não da periculosidade de um paciente que se encontra em medida de segurança.

O evento será transmitido pela internet no link: www.apm.org.br/eventos/cursopsiquiatriaforense .

Serviço:
Evento: “Duas aulas do IV Curso de Psiquiatria Forense”
Data: 18/04 - das 8h30 às 13h
Local: Associação Paulista de Medicina - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278