Serra Negra inaugura nova Casa da Advocacia


09/04/2015

Serra Negra inaugura nova Casa da Advocacia
Marcos da Costa e Nelson Edison Azevedo, presidente da Subseção de Serra Negra

Lembrando as palavras do ilustre advogado Rubens Approbato Machado, membro nato da OAB SP, o presidente da Subseção de Serra Negra (147ª), Nelson Edison de Azevedo, afirmou que “a Casa da Advocacia é a Casa do povo”. Este foi o tom dado à cerimônia de inauguração da Casa da Advocacia e Cidadania, na noite de 27 de março. Situada na Avenida Tiradentes nº 203, a nova sede da Subseção amplia os espaços para as atividades dos operadores do Direito e para que os cidadãos locais tenham melhor atendimento e acolhida.

Mais do que comemorar a inauguração desta unidade, Marcos da Costa ressaltou que o esforço da atual diretoria da Secional, especialmente quanto à gestão mais eficiente de recursos, possibilitou um número expressivo de construção de novas Casas e reformas, somando 110 inaugurações concluídas em pouco mais de dois anos e meio de gestão. “Há aquelas que não inauguramos ainda, como a de Barueri (em fase final de construção) ou a de Campinas,a maior Subseção do Estado, que vamos inaugurar no começo do segundo semestre”, informou o presidente da OAB SP, lembrando ainda que estes investimentos foram planejados sem aumentar o valor da anuidade que, ao contrário, foi reduzida em 12,5% em 2015.

Marcos da Costa contou aos presentes que, antes de ir para Serra Negra, oficiou aos deputados estaduais para que reprovem o projeto de lei que nasceu na presidência passada do Tribunal de Justiça, e que pretende dobrar, de 2% para 4%, as custas judiciais de apelação. “Manifestamos nosso repúdio a esta medida”, acentuou. “Vamos lutar para que estes recursos sejam destinados ao Judiciário estadual, mas sem agravar a situação dos jurisdicionados, este não é o momento de aumentar taxas”.

Outra entidade em que os advogados veem a luta para proteger a classe de aumentos de preços é a CAASP. O presidente, Fábio Romeu Canton Filho, deu a boa notícia: “Já conseguimos negociar, com as editoras, descontos de 50% para os exemplares do novo Código de Processo Civil”.

A nova Casa da Advocacia de Serra Negra foi construída em terreno cedido pela prefeitura municipal e o projeto arquitetônico foi desenvolvido para tirar proveito do relevo, havendo uma entrada principal e uma secundária, pela rua transversal e mais alta, conferindo plena acessibilidade. Além disso, as novas instalações ainda deixam os advogados há menos de duas quadras do Fórum e do Ministério Público.

O evento foi ainda marcado por homenagens feitas pela Subseção ao presidente Marcos da Costa e ao presidente da gestão anterior Luiz Flávio Borges D’Urso, ao presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, e aos Diretores Rossano Rossi e Adib Kassouf Sad, pela contribuição que deram na construção da nova sede da Subseção.

O grupo inaugural nesta cerimônia ainda contou com as presenças de Antônio Luigi Italo, prefeito de Serra Negra; Juliana Maria Finati, juíza diretora do Fórum de Serra Negra; Adib Kassouf Sad e Rossano Rossi, diretores da CAASP; Benedito Alves de Lima Neto e Livio Enescu, conselheiros secionais; major PM Fábio Augusto Ximenes André de Aragão, subcomandante do 34º Batalhão do Interior; e Marcelo Boccato Alves, comandante da Guarda Civil Municipal de Serra Negra.

Pouco antes de chegar a Serra Negra, Marcos da Costa havia participado da inauguração do Espaço CAASPna Subseção de Amparo (10ª). Agora, os advogados locais contam com um ponto de atendimento para acesso mais ágil aos benefícios da Caixa, especialmente à Livraria e à Farmácia. Na inauguração, os presentes ouviram as palavras de Adib Feres Sad, ex-presidente da Subseção de Amparo (1973-1985), que destacou: “CAASP vem lutando para propiciar à classe melhores condições materiais”. O atual presidente, Domingos Reinaldo Tacco, agradeceu pela implantação do Espaço CAASP na Subseção e elogiou o processo de descentralização da Caixa, que assim propicia inúmeros serviços de qualidade com fácil acesso.