Advogados trabalhistas homenageiam Nelson Mannrich


13/05/2015

Advogados trabalhistas homenageiam Nelson Mannrich
Nelson Mannrich foi homenageado pelos serviços prestados à advocacia trabalhista

Durante o Congresso Internacional da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho, no último sábado (09/05), no Teatro Gazeta, a Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB SP e a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) homenagearam o advogado Nelson Mannrich, ex-presidente da Academia Brasileira Trabalhista de Direito do Trabalho e membro da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho, pelos serviços prestados à advocacia trabalhista.

Horácio Conde Sandalo Ferreira, presidente da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB SP, falou da importância da homenagem ao professor Mannrich que sempre se dedicou à reflexão sobre a necessidade de se aplicar melhor os recursos públicos de uma forma séria: “Vivemos num país que tem vários problemas com a destinação das verbas públicas e o professor Mannrich é um pensador desta área,” disse o presidente. Já Luiz Carlos Amorim Robortella, diretor de Relações Internacionais da Academia Brasileira de Direito Trabalho, ressaltou o extenso currículo profissional do homenageado e discorreu sobre a dignidade e generosidade de Mannrich: “Quanto mais subiu, mais humilde e mais sábio você ficou. Obrigado, meu amigo, por estar hoje aqui comigo. Como disse Voltaire: ‘A amizade a um grande homem é uma dádiva dos deuses”.

O homenageado Nelson Mannrich agradeceu o carinho dos amigos e arrancou risadas da plateia ao dizer que sempre lhe disseram para ter cuidado com homenagens, porque elas significam que a pessoa já envelheceu e que está fora do mercado de trabalho. E, demonstrando lucidez e atenção aos movimentos do trabalho na sociedade contemporânea presentou a todos com uma clara abordagem da evolução do mercado de trabalho ao discorrer sobre o tema “O Direito do Trabalho no Século XXI”. Expôs as dificuldades e a necessidade de se pensar o direito do trabalho como filosofia numa transformação constante.



Revisão de princípios

De acordo com Mannrich, existem alguns pontos que deixam claro essa transformação. As novas tecnologias modificam o processo do trabalho constantemente. A “glocalização”, junção dos termos globalização e localização, gera na atual sociedade uma disputa muito grande pela mão de obra barata em vários locais do planeta. O movimento mundial de imigração que vemos ocorrer no Brasil, com a chegada dos haitianos e bolivianos que fogem da pobreza de seus países em busca de uma vida melhor aqui no país, para nós brasileiros não causa um problema social e econômico grave; todavia na Europa, principalmente no sul da Itália essa movimentação vem trazendo muitos transtornos. “Certamente nós teremos grandes desafios nessas reflexões sobre o futuro do trabalho no século XXI, uma revisão dos princípios”. Para terminar sua explanação e agradecendo novamente a homenagem o advogado lembrou um ditado africano: “Se você quiser ir apenas rápido, vá sozinho; se quiser ir mais longe, vá com alguém”.

Participaram do Congresso: Horácio Conde Sandalo Ferreira, presidente da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB SP; Sarah Hakim, vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB SP; Luiz Carlos Amorim Robortella, diretor de Relações Internacionais da Academia Brasileira de Direito do Trabalho; Nelson Mannrich, membro da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB SP; Otavio Alves de Azevedo, membro da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB SP; Livio Enescu, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP); Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP; Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, professor da Fundação Getúlio Vargas; Yone Frediani, desembargadora aposentada; Rafael Lara Martins, presidente do Instituto Goiano de Direito Trabalhista; Otavio Pinto e Silva, professor da USP; Augustin Émane, maitre de conférences na Université de Nantes - França; Ari Possidônio Beltran, advogado e Sônia Mascaro Nascimento, advogada.