O exercício profissional é destaque em visita às Subseções de Salto, Itu e Itapetininga


18/05/2015

O exercício profissional é destaque em visita às Subseções de Salto, Itu e Itapetininga
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP, durante solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de Pós Graduação de Direito e Processo do Trabalho da ESA, em Itapetininga

Inaugurações, entrega de certificados de curso de pós-graduação da Escola Superior de Advocacia (ESA) e conversas para saber as necessidades da advocacia local marcaram a passagem do secretário-geral da Seção São Paulo da Ordem, Caio Augusto Silva dos Santos, pela microrregião de Sorocaba e de Itapetininga no dia 13 de maio. Em representação à diretoria da entidade, em especial a presidente em exercício, Ivette Senise Ferreira, foram visitadas as Subseções de Salto, de Itu e de Itapetininga.

Com trabalhos pautados principalmente para melhorias aos advogados das cidades percorridas, não faltaram elogios à atuação da OAB SP em defesa dos profissionais de Direito, tanto na questão das prerrogativas profissionais quanto na necessidade da aplicação do Exame de Ordem “para atender às demandas do jurisdicionado”. Os presidentes das Subseções, assim como as autoridades presentes aproveitaram a ocasião para prestar homenagens ao diretor tesoureiro, Carlos Roberto Fornes Mateucci, vitimado em um acidente de carro no dia 18 de abril, quando voltava de um evento na cidade de Tatuí, cidade da região, bem como desejar melhoras rápidas ao presidente Marcos da Costa.

O exercício profissional é destaque em visita às Subseções 2 de Salto, Itu e Itapetininga
Em Salto, um dos temas tratados foi a Assistência Judiciária. Na foto, Caio Augusto Silva dos Santos e o presidente da Subseção, Cléber Rodrigo Matiuzzi

Em Salto, o presidente da Subseção, Cléber Rodrigo Matiuzzi, tratou de questões sobre a Assistência Judiciária gratuita, já que a cidade tem 180 advogados, dos mais de 300 inscritos, com causas pelo sistema. Já o secretário-geral da OAB SP lembrou da indispensabilidade do advogado em todas as causas: "Somente o advogado tem condições de promover uma assistência técnica adequada para a defesa do jurisdicionado". E acrescentou: "Quando o cidadão chega no juizado sem um representante legal, que é o advogado, ele é pressionado a aceitar uma solução para seu caso que muitas vezes não é a melhor".

O exercício profissional é destaque em visita às Subseções de Salto, Itu e Itapetininga 3
Caio Augusto dos Santos Silva conversa com a presidente da Subseção de Itu, Vivian Medina Guardia e o conselheiro Rene Paschoal Liberatore

Já em Itu, foram inauguradas as reformas empreendidas na Sala do Advogado do Fórum local e a galeria de ex-presidentes, além da homenagem aos decanos. A presidente da Subseção, Viana Medina Guardia, explicou que, graças às alterações estruturais, o ambiente foi ampliado, dando mais condições de trabalho aos advogados que fazem uso do local. Na ocasião, a decano homenageada Maria Lucia Marins Caselli aproveitou a cerimônia para entregar uma documentação de instalação da Subseção.

Representado o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton, a diretora Giseli Fleury Lemos destacou a importância de levar a todas as subseções do Estado infraestrutura adequada para o bom desempenho profissional. No mesmo tom, Caio Augusto Santos acrescentou que nos dois anos da gestão Marcos da Costa das 231 Subseções, 121 tiveram casas inauguradas ou foram reformadas. Destacou ainda a redução da anuidade para os advogados em 2015. "A metodologia adotada, de fazer mais com menos, tem dado certo. E isso se traduz em benefícios aos nossos colegas", disse, adicionando: " Isso só foi possível graças ao empenho de todos os dirigentes da Secional e das Subseções".

A formação do advogado foi ponto final da viagem. Em Itapetinga, 35 alunos do curso de pós-graduação na área do Direito do Trabalho receberam a certificação. O presidente da Subseção, Luiz Gonçalves Rolim, anunciou que logo irá inaugurar na Casa da Advocacia novas livraria e farmácia da CAASP: "Logo, logo, vocês estarão aqui para as inaugurações". "Temos de preservar aquilo que nos é mais caro: o conhecimento. Nossa capacidade de nos enriquecer culturalmente não tem preço", complementou Caio Augusto Santos.

Entre os presentes, o presidente da Subseção de Tatuí, Eleodoro Alves de Camargo Filho, o diretor da Faculdade de Direito de Itu, Mário Antonio Duarte, o conselheiro secional Renê Paschoal Liberatore. Também participaram dos eventos, as diretorias locais, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, entre outras autoridades.