OAB SP recebe lançamento de novo livro de Jayme Vita Roso


27/05/2015

OAB SP recebe lançamento do livro "Apontamentos aos Códigos Deontológicos do Advogado Europeu e Italiano"
O autor Jayme Vita Roso durante lançamento de seu livro no espaço Casa da Memória, na sede da OAB SP

Um estudioso devotado da ciência jurídica e autor constante de obras voltadas para o diálogo do Direito com outras áreas, Jayme Vita Roso ocupou o salão "Casa da Memória", no piso térreo da sede da OAB SP, para o lançamento do livro "Apontamentos aos Códigos Deontológicos do Advogado Europeu e Italiano", publicação que tem o prefácio do presidente da entidade, Marcos da Costa.

A leitura é interessante para acrescentar elementos à análise das decisões que o Conselho Federal está tomando no processo de elaboração de um novo Código de Ética para a classe. O autor explica que a Itália construiu um novo Código de Ética profissional, que passou a vigorar em 14 de junho de 2014, que apresenta respostas mais atualizadas e modernas para a atuação dos advogados, enquanto o modelo adotado no restante dos países da Europa ainda necessita de uma revisão semelhante. “Há diversos pontos comuns entre o nosso Código de Ética e o modelo básico europeu, o que nos deixa a observar o modelo italiano que se adapta mais à realidade social de hoje e ainda à defesa das prerrogativas profissionais”, explica o autor.

Uma das finalidades da obra é trabalhar uma dimensão do Direito Comparado, filão que Vita Roso considera pouco e mal explorado na academia brasileira: “Apenas uma universidade leciona Direito Comparado (USP Ribeirão Preto) e com um programa tímido. Não estudar Direito Comparado empobrece culturalmente o advogado e estamos vendo uma geração que não tem cultura humanística básica voltada para o Direito”.

OAB SP recebe lançamento do livro "Apontamentos aos Códigos Deontológicos do Advogado Europeu e Italiano"
A diretoria da OAB SP, incluidno a presidente em exercício, Ivette Senise, prestigiaram Jayme Vita Roso

Durante o lançamento do livro, Vita Roso recebeu os cumprimentos da presidente em exercício, Ivette Senise Ferreira, do secretário-geral adjunto, Antônio Ruiz Filho, da diretora da Mulher Advogada, Tallulah Kobayashi, e da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Kátia Boulos.