XVII Conferência da Advocacia reúne advogados da região de Marília


13/05/2015

XVII Conferência da Advocacia reúne advogados da região de Marília
XVII Conferência da Advocacia reúne diretoria da Secional em Marília. (Da esquerda para direita): Antonio Ruiz Filho, secretário-geral adjunto da OAB SP; Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP e Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP

A OAB SP chega à XVII Conferência Regional da Advocacia, desta vez realizada em Marília, reunindo advogados e presidentes de oito subseções: Assis, Cândido Mota, Garça, Marília, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista e Santa Cruz do Rio Pardo.

O presidente da Subseção anfitriã, Tayon Soffener Berlanga, agradeceu pela organização do evento na cidade e elogiou o respaldo que a atual diretoria da Secional tem dado à advocacia do interior, ressaltando que “não sofremos (presidentes das subseções) qualquer tipo de bloqueio quando procuramos a diretoria da Secional para expor nossas dificuldades”.

Na reunião com os presidentes das Subseções participantes e com o secretário-geral e coordenador das Conferências Regionais, Caio Augusto Silva dos Santos, Berlanga apontou a questão da revista na entrada do Fórum de Marília como o principal problema que a advocacia local vem enfrentando. “Este tratamento dado ao advogado é diferente do dispensado aos magistrados e promotores locais, dispensados da revista, e ainda há falta de tato e treinamento dos seguranças que têm ocasionado situações vexatórias aos colegas”, explicou.

Caio Augusto Silva dos Santos lembrou que a OAB SP já segue atuando diante desta questão e que depreenderá ações para que a questão seja solucionada em Marília, como já ocorreu na maior parte do estado, já que “a OAB SP oficiou a todos os Tribunais de São Paulo para que cumpram a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de dezembro do ano passado, determinando que todas as pessoas que ingressam nos prédios do Judiciário devem passar por detectores de metais e outras medidas de segurança, sejam juízes, desembargadores, ministros e membros do Ministério Público”. Na maior parte dos Fóruns do estado e no Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça, os advogados são dispensados da revista, uma vez que esta não tem sido aplicada a magistrados e promotores.

XVII Conferência da Advocacia reúne advogados da região de Marília 2
Kátia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP durante o evento


Outras questões, como relacionamento com a Defensoria Pública, também foram consideradas na reunião em que ainda estiveram presentes o secretário-geral adjunto, Antônio Ruiz Filho, o diretor tesoureiro, José Maria Dias Neto, o presidente da CAASP, Fabio Romeu Canton Filho, o vice-presidente da CAASP, Arnor Gomes da Silva Júnior, a diretora da CAASP, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, e o membro da Comissão de Assistência Judiciária e presidente da Subseção de Jales, Aislan de Queiroga Trigo. Miguel Angelo Guillen Lopes, Fábio Dias Martins e Antônio Carlos Roselli, conselheiros secionais, também participaram deste encontro.

XVII Conferência da Advocacia reúne advogados da região de Marília 3
A Comissão do Jovem Advogado da OAB SP foi representada na Conferência por seu vice-presidente, Leandro Caldeira Nava

A programação da XVII Conferência Regional da Advocacia - Marília continuou com o ciclo de palestras e a entrega de carteiras. Entre os expositores estiveram Kátia Boulos (presidente da Comissão da Mulher Advogada), Leandro Caldeira Nava (vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado) e Aleksander Mendes Zakimi (presidente da Comissão do Acadêmico de Direito).

A próxima Conferência Regional da Advocacia, programada para o mês de junho, terá a Subseção de Santo André como anfitriã.