Itapira ganha nova Casa da Advocacia e da Cidadania


02/06/2015

Itapira ganha nova Casa da Advocacia e da Cidadania
Apresentação da Banda Lira e do Coral Itapirense na inauguração do novo prédio que abriga a nova Casa da Advocacia e da Cidadania de Itapira
Mais de 200 pessoas entre representantes da Advocacia, do Judiciário, do Legislativo, do Executivo e da sociedade civil compareceram a festa de inauguração da nova Casa da Advocacia e da Cidadania de Itapira, em cerimônia realizada na noite do dia 29 de maio. Sob os olhos atentos dos presentes, foram apresentados os amplos espaços que servirão para atender a comunidade do município e das cidades vizinhas. Ganham destaque o auditório para abrigar 80 pessoas sentadas, com cadeiras novas em tecido vermelho, e as salas para atendimento à Assistência Judiciária, além de um salão de festas e áreas externas arejadas. No imóvel foi também inaugurado o Espaço CAASP para que os inscritos na entidade possam fazer seus pedidos de livros e remédios, além de ser atendidos nas campanhas de saúde.

Para apresentar o prédio, na rua Francisco de Paula Moreira Barbosa em bairro nobre da cidade, a festa teve apresentação da Banda Lira e do Coral Itapirense. Já os discursos foram pautados pelo sentido da advocacia não descansar na defesa diária dos direitos constitucionais e do Estado Democrático de Direito, com falas do secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, do presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, do presidente da Subseção, Thomaz Antônio de Moraes, além dos deputados Arnaldo Faria de Sá (federal) e Barros Munhoz (estadual), entre outras autoridades, como o prefeito do município, José Natalini Paganini.

O conselheiro secional Benedito Alves de Lima Neto, filho de Luiz Arnaldo Alves de Lima, que deu nome à Casa, também teve direito a palavra, para agradecer a homenagem póstuma a seu pai. "Como falava meu pai, aqui, na Casa da Advocacia, é o lugar onde o advogado encontra seu segundo lar", disse, emocionado. "Ele foi excelente pai, marido e profissional", adicionou.

O anfitrião, Thomaz de Moraes, lembrou do empenho da diretoria para realizar o sonho de ter um imóvel que atendesse aos anseios da advocacia. "Conversamos muito para decidir o que poderíamos fazer para dar mais conforto e melhores condições aos advogados da região e chegamos a conclusão que o melhor caminho seria nos desfazermos de um dos dois imóveis que tínhamos para deixar o outro com melhor infraestrutura", lembrou, acrescentando: "Levamos essa consulta ao presidente Marcos da Costa e ao Caio e eles disseram que poderíamos tocar o projeto. E aqui estamos, hoje, concretizando este desejo".

Para Caio Augusto Santos, a entrega de mais uma Casa da Advocacia e da Cidadania significa nada menos que uma obrigação cumprida por parte da Secional paulista da Ordem. E adicionou: "A advocacia tem somente um lado e é o lado de que o advogado está a serviço do cidadão. Por essa razão sabemos que quanto mais construirmos mais estaremos ajudando essas pessoas que tanto precisam de Justiça".

Itapira ganha nova Casa da Advocacia e da Cidadania 2
Cerca de 200 pessoas, entre representantes da Advocacia, do Judiciário, do Legislativo e do Executivo da cidade e região estavam presentes na inauguração

Fábio Canton enfatizou que o momento, com a presença de tantas autoridades, registra o significando importante que é a advocacia, única profissão com assento constitucional. "Temos de agradecer por mais essa conquista. Essa bela casa é apenas um primeiro passo de tudo que temos a fazer pelos advogados e pela sociedade", destacou. Rememorou ainda os benefícios revertidos aos advogados: " A anuidade paga pelo advogado é toda devolvida por meio de ações empreendidas para eles ao longo do ano, com descontos em livros, remédios e parcerias feitas pelo Clube de Serviços. Isso sem falarmos das campanhas de saúde".

Já os deputados Arnaldo Faria de Sá e Barros Munhoz agradeceram a entidade por promover aquele momento especial aos advogados. Ambos também desejaram breve restabelecimento ao presidente Marcos da Costa, que se recupera de cirurgia: "Logo, em breve, você estará novamente conosco. Pois a realização desse sonho, hoje, só foi possível graças a seu empenho pessoal".

Entre as autoridades presentes na cerimônia, os presidentes de subseções Domingos Reinado Tacco (Amparo), Humberto Rigamonti (Casa Branca), Carlos Marcílio (Espírito Santo do Pinhal), Antônio Mello Martini (Mogi Guaçu), André Aparecido Barbosa (Mogi Mirim), Carlos Roberto Verzani (Socorro) e Adriana Maria de Fávari Viel (Vinhedo). Também compareceram os conselheiros secionais Rui Augusto Martins, Marco Aurélio Vicente Viera e Vinícius Alberto Novo, além dos diretores da CAASP Arnor Gomes da Silva Júnior (vice-presidente), Adib Kassouf Sad, Maria Célia do Amaral e Rossano Rossi.