Novos advogados de Birigui e Araçatuba recebem carteiras de diretoria da OAB SP


12/06/2015

Novos advogados de Birigui e Araçatuba recebem carteiras de diretoria da OAB SP - Birigui
O presidente da Subseção de Birigui, Paulo Vaguinaldo da Cruz, aproveitou para convidar os novos advogados que recebiam a carteira da Ordem a participarem ativamente das comissões e das atividades da entidade

Entregas de carteiras e homenagens marcaram as visitas da direção da Secional paulista da Ordem às cidades de Birigui e Araçatuba na quarta-feira (10/06). No início da noite o secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, representando a presidente em exercício, Ivette Senise Ferreira, conversou com os novos advogados da 68ª Subseção de Birigui e destacou durante a cerimônia, não só a importância do momento solene que coroava o empenho dos presentes, mas também da existência do Exame de Ordem que garante aos cidadãos que os seis novos profissionais que recebiam a carteira naquele momento estavam aptos a atuar. "Os senhores venceram a barreira do exame de ordem que não se trata de qualquer tentativa de reserva de mercado, mas, sim, de um instrumento de proteção do cidadão que precisa ter a certeza de que o advogado tem o mínimo conhecimento necessário para defender seus direitos", considerou. Em seu discurso, o secretário-geral ressaltou ainda que não existe Estado que se preze no ambiente do mundo moderno que não tenha passado pela consolidação da advocacia: "Porque esse fortalecimento não é outra coisa senão dar a oportunidade de diálogo e voz para o cidadão".

O presidente da Subseção de Birigui, Paulo Vaguinaldo da Cruz, orientou aos mais novos inscritos a leitura do Estatuto do Advogado e do Código de Ética para o exercício da profissão. Aproveitou para fazer um convite a todos: "Essa casa é de vocês, já era antes porque é um lugar também do cidadão, mas agora é um espaço que vocês podem vir para se informar, participar das nossas comissões e trabalhar para a mantença da OAB como uma das instituições de maior credibilidade do Brasil".


Homenagens

Novos advogados de Birigui e Araçatuba recebem carteiras de diretoria da OAB SP - Araçatuba 2
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP e Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP se uniram às homenagens ao advogado José Ferreira Baptista Junior, que completou 100 anos de idade e segue participando ativamente da história da 28ª Subseção da OAB SP. Ao lado o presidente da Subseção de Araçatuba, Alceu Batista de Almeida Junior

Em Araçatuba, além da solenidade de entrega das carteiras, foram feitas duas homenagens a advogados históricos do município do interior de São Paulo. A primeira delas contemplou José Ferreira Baptista Junior, que completou 100 anos de idade e segue participando ativamente da história da 28ª Subseção da OAB SP. Depois, foi a vez de o primeiro dirigente da Casa da Advocacia da cidade, Antônio Cajado de Lemos, ter seu retrato incluído na galeria de ex-presidentes na recepção do prédio.

Alceu Batista de Almeida Junior, presidente da Subseção local, ressaltou que a quarta-feira (10/06) foi de festa entre os profissionais da cidade com as homenagens a advogados caros à classe e com a recepção de cinco novos inscritos nos quadros da Ordem.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASP), Fábio Romeu Canton Filho, em sua fala aos novos advogados discorreu sobre os serviços e benefícios oferecidos pela OAB SP nas 231 Subseções. Entre os quais mencionou as mais de 1.100 salas dos advogados espalhadas por todo o Estado, que dão apoio ao dia a dia dos profissionais, além das vantagens como descontos em livros, remédios, tratamentos dentários e até entradas para cinema e passagens. "Se levarmos em consideração todos esses abatimentos, a anuidade de São Paulo é a mais barata do Brasil", calculou o dirigente.

Também estavam presentes: Aécio Limieri de Lima, conselheiro Secional; Vaniolê de Fátima Moretti Fortin Arantes, presidente da Subseção de Birigui entre 1991 e 1995; Isabele Cristina Garcia de Oliveira, vice-presidente da Subseção de Birigui; João Carlos Rizolli, conselheiro Secional; Eder Fábio Garcia dos Santos, vice-presidente de Araçatuba; Pedro Augusto Chagas Junior, secretário-adjunto da Subseção de Araçatuba e Tania Cristina Barioni de Oliveira de Oliveira, tesoureira da Subseção de Araçatuba.