Prevenção da corrupção é tema de palestras na sede da OAB SP


16/06/2015

Os mecanismos nacionais e internacionais que visam a prevenção da corrupção serão tratados no evento “A Lei Anticorrupção e o Direito Penal Econômico” que será realizado na quarta-feira (17/06), às 9h00, na sede da OAB SP (Rua Maria Paula, 35).

Promovidas pela Comissão de Direito Penal Econômico da Secional paulista da Ordem, com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos, as palestras vão tratar dos apontamentos dogmáticos sobre o crime de corrupção no ambiente empresarial, as melhores práticas em investigações corporativas e tecnologia forense, os principais desafios para produção de provas em casos de corrupção empresarial, sob a ótica da Lei Anticorrupção e investigações cibernéticas em casos de corrupção.

Marco Aurélio Florêncio Filho, presidente da Comissão de Direito Penal Econômico, ressalta que o escândalo de corrupção da Fifa será um dos assuntos tratados. “No caso há a corrupção de entes particulares, o que nos Estados Unidos já é crime. Aqui no Brasil, porém, para que seja crime tem que estar envolvido algum organismo público”, considerou o advogado criminalista que contou ainda que o evento vai mostrar “como as empresas de auditoria podem auxiliar na prevenção da prática desses crimes e quais medidas jurídicas podem ser adotadas pelas empresas”, completou.

Além de Florêncio Filho, os palestrantes serão: Antonio Gesteira, administrador de empresas, especialista em Tecnologia da Informação e membro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP; Fábio Ramazzini Bechara, promotor de Justiça do Ministério Público e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Daniel Ackerman, coordenador de investigação para assuntos de propriedade intelectual do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América na embaixada americana no Brasil.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=16465.


Confira, a seguir, a programação completa:

Apontamentos dogmáticos sobre o crime de corrupção no ambiente empresarial
Expositor: Marco Aurélio Florêncio Filho
Advogado criminalista; presidente da Comissão de Direito Penal Econômico da OAB SP e doutor em Direito pela PUC SP.

Melhores práticas em investigações corporativas e tecnologia forense
Expositor: Antonio Gesteira
Administrador de empresas; especialista em Tecnologia da Informação; professor da pós-graduação em computação forense da Universidade Presbiteriana Mackenzie; conselheiro da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC); membro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP e da Associação de Examinadores de Fraudes (ACFE); palestrante; autor de livros e artigos especializados em gerenciamento de risco.

Principais desafios para produção de provas em casos de corrupção empresarial, sob a ótica da lei 12.846/2013
Expositor: Fábio Ramazzini Bechara
Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Investigações cibernéticas em casos de corrupção
Expositor: Daniel Ackerman
Coordenador de investigação para assuntos de propriedade intelectual do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América na embaixada americana no Brasil.

Serviço
Evento: “Lei Anticorrupção e o Direito Penal Econômico”
Data: 17/06 - 9h00
Local: Sede da OAB SP - Rua Maria Paula, 35 - 3º andar
Para participar basta doar uma lata ou pacote de leite integral em pó