Jornada Jurídica leva temas atuais à classe no mês do advogado


31/07/2015

A OAB SP, por meio do Departamento de Cultura e Eventos, realiza a Jornada Jurídica entre os dias 3 e 14 de agosto como parte das comemorações do mês do advogado. Serão três palestras por dia, às 09h30, às 15h00 e às 19h00, no auditório do prédio da Praça da Sé. Variados temas atuais do Direito serão abordados nas 30 apresentações.

Além disso, de acordo com o diretor adjunto de Cultura e Eventos, Humberto Luiz Borges D’Urso, serão promovidas três palestras aos sábados (15, 22 e 29 de agosto) e três aos domingos (2, 16 e 30 de agosto). “Já é uma tradição homenagear o advogado com a Jornada Jurídica no mês de agosto. A resposta foi muito positiva nos últimos anos”, contou Borges D’Urso que acrescentou que as apresentações aos fins de semana dão aos colegas a oportunidade de participar dos eventos.

Outra atração programada é a apresentação da “Big Band da OAB SP” em frente ao prédio da Praça da Sé nos dias 15 de agosto (sábado), às 11h00, e 19 de agosto (quarta-feira), às 21h00.

Nas Subseções, o mês do advogado também contará com um reforço no número de palestras. Ao todo serão realizadas mais de 200 apresentações em agosto.

Confira abaixo a programação da primeira semana da Jornada Jurídica:

3 de agosto (segunda-feira)
A primeira palestra do dia, às 09h30, será “Da responsabilidade civil dos fornecedores de produtos e serviços - casos concretos e análise jurisprudencial”, com o advogado José Eduardo Tavollieri de Oliveira, conselheiro Secional e especialista em Direito das Relações de Consumo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Às 15h00, o tema será “A tecnologia e a ciência do Direito na análise do Marco Civil da Internet e do novo Código de Processo Civil”, com o advogado Marcelino Sato Matsuda, doutorando, mestre e pós-graduado em Direito.

Para encerrar o dia, às 19h00, o “Direito de Família e o novo CPC” serão os assuntos abordados pela conselheira Secional, presidente da Comissão da Mulher Advogada e vice-presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões, Kátia Boulos.

4 de agosto (terça-feira)
“Direito ambiental e energia” será a primeira palestra do dia, às 09h30, com o advogado Francisco Saccomano Neto, professor universitário, mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba.

À tarde, a apresentação será sobre “Crimes hediondos e as recentes alterações”, com o advogado criminalista Marcelo Sampaio Soares, conselheiro Secional.

O último evento do dia será “Novo CPC e a influência no Código de Processo Penal”. O palestrante será o advogado Celso Luiz Limongi, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

5 de agosto (quarta-feira)
O “Mandado de segurança” será o assunto da primeira palestra, às 09h30, com o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Edmundo Marrey Uint.

Às 15h00, o advogado criminalista Adib Geraldo Jabur vai apresentar a palestra “Tribunal do Júri e as mudanças no CPP”.

Os aspectos relevantes do novo CPC serão assunto do último evento do dia, com o advogado e conselheiro Secional, Cesar Marcos Klouri, que também é membro da Comissão de Direito Processual Civil.

6 de agosto (quinta-feira)
Às 09h00, a Lei Maria da Penha será o assunto da palestra ministrada pela advogada Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins, doutoranda em Processo Penal pela PUC-SP.

O crime de homicídio e racha será o tema da segunda palestra do dia com o conselheiro Secional e presidente da Comissão de Direito Viário, Maurício Januzzi Santos.

Para encerrar o dia, o advogado e conselheiro Secional J. B. Oliveira vai apresentar uma palestra sobre os cuidados especiais com a comunicação oral e escrita.

7 de agosto (sexta-feira)
O dia começa com a palestra sobre cálculos trabalhistas da advogada militante na área do Direito do Trabalho, Crisciani Harumi Funaki.
Às 15h00, “O casamento: da origem até o presente” será o tema da apresentação do advogado, professor titular e ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Álvaro Villaça Azevedo.

As inscrições para a Jornada Jurídica devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura02.asp

Serviço
Evento: Jornada Jurídica em comemoração do mês do advogado
Data: 03/08 a 14/08 - às 09h30, 15h00 e 19h00
Local: Auditório - Praça da Sé, 385 - 1º andar