O negro e o mercado da moda serão debatidos na OAB SP


03/07/2015

O reduzido número de negros no mundo da moda será um dos temas debatidos no evento promovido pela Comissão de Direitos Culturais e Economia Criativa da OAB SP, “O mercado de trabalho do negro no universo da moda”, no sábado (04/07), às 9h00, no auditório do prédio da Praça da Sé.

O objetivo é levantar a questão da desigualdade presente tanto no universo da moda quanto na mídia em geral. Para João Ibaixe Júnior, presidente da comissão, apesar da existência de profissionais competentes e que preenchem os requisitos de padrões de beleza, simpatia e elegância exigidos tanto pelo mercado da moda quanto pelo mundo das artes e do entretenimento, os atores e modelos negros não conseguem alcançar posições destacadas. “A indústria da moda, mesmo no Brasil, ainda tem uma visão restrita que privilegia modelos com caraterísticas e traços europeus”, afirma.

A advogada e conselheira consultiva da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado de São Paulo, Carmen Dora de Freitas Ferreira, será uma das debatedoras. Para ela, os negros têm as mesmas competências, mas não as mesmas oportunidades. “Por exemplo, dificilmente se vê uma modelo negra em uma propaganda de roupa, bolsa, e joias, mas os negros também utilizam e são consumidores desses produtos”, comenta.

Também participam do debate a jornalista Joyce Ribeiro, formada pela FIAM, pós-graduada em jornalismo econômico e político pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e apresentadora do SBT e a modelo Alline Gonçalves, atleta e graduanda em fisioterapia.

Após as discussões será realizado o desfile “Moda e igualdade com os modelos” que vai contar com a participação de Adryelen Cristina Mateus Soares de Sena, Alline da Silva Gonçalves, Ana Paula do Nascimento Ramos, Carla Raimundo de Souza, Christian Drums, Mayara Veloso Porto, Monique Anne Ferraz, Natasha Santos Dias, Renato Fernandes Rocha Junior, Sheila Cristina Ferreira Almeida e Tatiane Ferreira Vietas de Souza.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=16900.

Serviço
Evento: “O mercado de trabalho do negro no universo da moda”
Data: 04/07 - 9h00
Local: Auditório - Praça da Sé, 385 - 1º andar
Para participar basta doar uma lata ou pacote de leite integral em pó