Diretoria da OAB SP entrega 55 carteiras e reforça diálogo com o interior


03/08/2015

Diretoria da OAB SP entrega 55 carteiras e reforça diálogo com o interior - Sumaré
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP, e Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP, participam da sessão de Outorga de Carteiras aos novos advogados da subseção de Sumaré

No segundo dia consecutivo de visitas a Subseções paulistas, na última sexta-feira (31/7), componentes da diretoria da OAB SP repetiram palavras do termo de compromisso da profissão junto com novos advogados em quatro cidades. Na ocasião, Sumaré, Paulínia, Valinhos e Jundiaí reforçaram seus quadros de inscritos ao entregar, ao menos, 55 carteiras da Ordem.

“Esse é um momento muito importante para todos nós. Não existe Estado Democrático de Direito que se sustente sem que tenha passado pelo fortalecimento da advocacia”, disse Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP, a novos integrantes. Santos representou o presidente Marcos da Costa durante uma série de encontros com advogados do interior. O presidente da Secional retomou os trabalhos em 13 de julho, após licença em decorrência do tratamento após grave acidente automobilístico.

Na primeira visita do dia, em Sumaré, o presidente da Subseção local, Marcos Madeira Martins, dividiu com os visitantes algumas vitórias obtidas na região. Uma delas, segundo Martins, é a transferência da vara do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho - 15ª Região (Campinas) para uma estrutura melhor. “Está marcada para 12 de agosto”, enfatizou. O movimento é resultado de esforços da OAB Sumaré que, há pelo menos um ano, pedia a mudança, já que o prédio onde a vara operava não oferecia segurança e estrutura adequada para a população, advogados e serventuários. Além disso, Martins também comemorou as reformas em andamento na própria Subseção.

Fora as melhorias em infraestrutura, a cúpula da Subseção de Americana, que esteve no primeiro encontro do dia e cuja casa também passa por ampliação, comemorou outros avanços. “Implementamos o projeto do OAB Concilia no final de maio e estamos em fase de ajustes”, contou Antonio Marques dos Santos Filho, presidente da Subseção de Americana. Com ele, estavam a vice-presidente Ana Cristina Zulian e o conselheiro secional Ricardo Andreetta, também da região.

Diretoria da OAB SP entrega 55 carteiras e reforça diálogo com o interior - Itatiba
Alunos da ESA de Itatiba receberam da mão de Caio Augusto Silva dos Santos e Fábio Romeu Canton Filho o certificado de conclusão de curso

Além das cerimônias, o secretário-geral da OAB SP participou de dois outros encontros em Vinhedo e Itatiba, sendo que, neste segundo, a Subseção entregou certificados de conclusão de cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA). Fábio Canton, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), também participou das visitas e relembrou os benefícios que o braço da OAB SP oferece aos advogados - como remédios, livros e tratamento odontológico a preços mais baixos.

Diretoria da OAB SP entrega 55 carteiras e reforça diálogo com o interior - Vinhedo
Em conversa com advogados da Subseção de Vinhedo, Fábio Romeu Canton Filho recordou os diversos benefícios oferecidos aos advogados via CAASP

Em Vinhedo não houve solenidade, porém a presidente local, Adriana Viel, reuniu a diretoria com o prefeito de Louveira, Nicolau Finamore Júnior, para discutir possível parceria para nova sala de assistência judiciária. 


Voz ao interior

Diretoria da OAB SP entrega 55 carteiras e reforça diálogo com o interior - Jundiaí
Fábio Romeu Canton Filho e Caio Augusto Silva dos Santos durante a reinauguração da sala da advocacia no Fórum de Jundiaí

Durante as conversas, Caio Augusto dos Santos reforçou aos presentes que uma das marcas da gestão de Marcos da Costa é dar voz ao interior e que, mesmo com os avanços já obtidos, “há sempre tempo de se fazer mais”. Fora as reformas e a aquisição de imóveis pelo Estado de São Paulo, outros temas como assistência judiciária, prerrogativas e certificações online foram discutidos durante os encontros no interior, em busca de aperfeiçoamento.

Em Jundiaí, atualmente presidida por Airton Bressan, além da entrega do maior volume de carteiras (cerca de 40, incluindo estagiários), houve reinauguração da sala da advocacia no Fórum local. Ao longo do dia, ex-presidentes de Subseções se juntaram à comitiva da diretoria da OAB SP. Entre eles, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, que esteve à frente da OAB Jundiaí e hoje é diretora da Caasp, e Adib Kassouf Sad, ex-presidente da Subseção de Amparo. Hoje Adib Sad preside a Comissão de Direito Administrativo da OAB SP.

Entre os participantes dos encontros de sexta (31/7), além dos já citados, também estiveram: o decano Tarcísio Germano de Lemos (ex-presidente da Subseção de Jundiaí entre 1971-1979); Maria Fernanda de Giusti e Luciano Simões (Paulínia); Gilson Baioni, Natálie Orsi e Tânia Cameschi (Valinhos); Arnaldo Galvão Gonçalves (Itatiba) e Frank Vinicius Cones (Subseção de Santa Bárbara d’Oeste).