Medalha Cid Vieira de Souza homenageia palestrantes da OAB SP


06/10/2015

Medalha Cid Vieira de Souza homenageia palestrantes da OAB SP 2
Umberto Luiz Borges D´Urso, diretor de Cultura e Eventos, agradeceu aos homenageados antes da entrega da Medalha Cid Vieira de Souza

A Secional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil realizou cerimônia para reconhecer publicamente o esforço voluntário dos palestrantes que colaboram com as atividades do Departamento de Cultura e Eventos da casa. “Vocês são as estrelas do nosso setor e homenageá-los é nossa obrigação, pela dedicação e carinho com que somos prontamente atendidos”, afirmou Umberto Luiz Borges D´Urso, diretor de Cultura e Eventos, pouco antes de iniciar a entrega da Medalha Cid Vieira e Souza e do Prêmio Milhagem e Rodagem Cultural.

Recém instituída, a medalha de mérito cultural leva o nome do ex-presidente da OAB SP, Cid Vieira de Souza, figura importante na história da entidade pela postura e liderança na época do regime militar, quando revelou destemor ao defender as prerrogativas de advogados e os direitos da sociedade em cenário tão conturbado. Presidente da entidade por quatro gestões, Vieira de Souza deu vida ao Exame de Ordem e ao Jornal do Advogado. “Ele também criou as primeiras Casas do Advogado no interior como uma forma de unir a classe”, recordou Cid Vieira de Souza Filho, conselheiro secional, ao falar do movimento do pai ao levar a OAB SP para outras localidades do estado. Agora é o Departamento de Cultura e Eventos que apresenta palestras pelas Subseções.

Medalha Cid Vieira de Souza homenageia palestrantes da OAB SP 3
Cid Vieira de Souza Filho, conselheiro secional, com a medalha que leva o nome de seu pai, o ex-presidente da OAB SP, Cid Vieira de Souza, figura importante na história da entidade pela postura e liderança na época do regime militar

O trabalho voluntário do Departamento de Cultura e Eventos resultou em mais de duas mil palestras realizadas em todo o Estado de São Paulo. Os temas são variados, abraçando diferentes áreas do Direito, desde as poucos usuais até aquelas mais procuradas, como as do novo Código de Processo Civil, com mais de 400 eventos apresentados, em 2015.

Levar informação para todas as regiões de um estado tão vasto territorialmente requereu uma série de deslocamentos de todo o grupo, o que originou a ideia do Prêmio Milhagem e Rodagem Cultural, entregue àqueles que percorreram a maior somatória de distâncias. Os cinco premiados - Cesar Marcos Klouri, Maria Cristina Zainaghi, Aleksander Mendes Zakimi, Kátia Boulos e Julio Cesar da Costa Caires Filho - viajaram quase 90 mil quilômetros, distância suficiente para percorrer o planeta, sobre a linha do Equador, por duas vezes.

Medalha Cid Vieira de Souza homenageia palestrantes da OAB SP 1
Homenageados durante evento da entrega da Medalha Cid Vieira de Souza

A mesa diretora desta cerimônia, além dos já citados, ainda contou com a presença de Fábio Romeu Canton Filho (presidente da CAASP), Norberto da Silva Gomes (presidente da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses), Paulo Adib Casseb (presidente do Tribunal de Justiça Militar - SP), Jorge Eluf Neto (secretário geral adjunto da CAASP), Maria Célia do Amaral Alves (diretora da CAASP), Fábio de Souza Santos (presidente da Subseção de Guarulhos) e Fernando Moreno (presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC).