Mediação e arbitragem no mercado segurador são tratadas em seminário na sexta-feira


29/10/2015

A repercussão para o mercado segurador das novas regras de mediação e arbitragem será o tema do seminário realizado na sexta-feira (30/10), às 09h00, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP). Promovidos pela Comissão de Direito Securitário da OAB SP e pela Associação Internacional de Direito de Seguro, com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos, os painéis vão atualizar o advogado que atuam na área de seguros e resseguros em relação às regras do novo Código de Processo Civil.

A presidente da comissão Debora Schalch afirma que também estarão no seminário as iniciativas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para incentivar os meios alternativos de solução de conflitos. “A partir dos painéis, vamos transmitir conhecimentos sobre a mediação e a arbitragem possibilitando a conscientização dos colegas que poderão evitar a judicialização das controvérsias. Dessa forma, podemos colaborar, quando possível, com a redução do volume de processos nos tribunais”, considerou.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de um brinquedo novo: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17580.


Confira a programação completa a seguir:

Abertura
Dr. Marcos da Costa
Presidente da OAB SP

As iniciativas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em face das inovações com relação à mediação e arbitragem

Expositor
Des. José Roberto Neves Amorim
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP); graduado em Direito, mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor universitário.

Mediador
Dr. Sérgio Ruy Barroso de Mello
Advogado; graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; especialista em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense e em Contrato de Seguro e Resseguro pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha; vice-presidente da AIDA Internacional; presidente do Comitê Ibero Latino-Americano da AIDA - CILA e professor universitário.

O novo CPC e os impactos na mediação e arbitragem

Expositora
Dra. Silvia Rodrigues Pachikoski
Advogada; conselheira e secretária Geral da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB SP; graduada em Direito pela Universidade de São Paulo; especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; pós-graduada em Direito Societário pela FGV - SP e em Arbitragem Comercial Internacional pela Washington College Of Law; membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem e da Comissão de Juristas do Senado Federal.

Mediadora
Dra. Débora Schalch
Advogada; graduada e pós-graduada em Direito Empresarial pela USP e presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB SP.

Mediação e arbitragem. Inovações da lei e os impactos no mercado segurador

Expositor
Dr. Carlos Alberto Carmona
Advogado; doutor em Direito e professor do curso de graduação e pós-graduação pela Universidade de São Paulo; especialista em Direito Processual Civil e em Direito Internacional pela Facoltá di Giurisprudenza dell’Universitá di Napoli - Itália; membro da Comissão Relatora da Lei de Arbitragem; autor de diversos livros e artigos.

Mediadora
Dra. Vivien Lys Porto Ferreira da Silva
Advogada; mediadora e árbitra da Câmara Técnica de Mediação e Arbitragem Empresarial do Rio de Janeiro (Caterj); mediadora na Câmara de Mediação das Euro Câmeras (Cae); pós-graduada em Direito Contratual, mestre em Direito Civil, professora do curso de Especialização Lato Sensu em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; presidente do Grupo Nacional de Trabalho de Mediação e Arbitragem da AIDA e membro do grupo de Mediação Empresarial do Comitê Brasileiro de Arbitragem.

Serviço
Evento: “Seminário: novas regras sobre mediação e arbitragem e a repercussão para o mercado segurador”
Data: 30/10 - 09h00
Local: Auditório CAASP - Rua Benjamin Constant, 75