OAB SP entrega 167 carteiras a novos advogados


23/10/2015

OAB SP entrega 167 carteiras a novos advogados 1
Marcos da Costa discursa durante solenidade de entrega de carteiras

A advocacia paulista ganhou 167 novos membros nesta quinta-feira (22/10), quando lhes foram entregues as carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para isso, três cerimônias foram realizadas no prédio da rua Maria Paula ao longo do dia. Em discurso na última delas, marcada para o fim da tarde, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, reforçou aspectos fundamentais da profissão e convidou os novos membros a participarem do dia a dia das mais de cem comissões que formam a Secional, além de cursos e palestras promovidos constantemente para auxiliar os advogados a se atualizarem na carreira.

De pé pela primeira vez em público, desde o grave acidente que sofreu em abril, o presidente lembrou aos novos colegas que “na advocacia impera a ética, da mesma forma que é importante a defesa das nossas prerrogativas profissionais, assim como vocês devem ficar atentos ao ciclo de estudos, que não se encerra com a faculdade”, disse Costa. “Um bom advogado é aquele que, diariamente, busca conhecer a legislação que foi promulgada, o avanço da jurisprudência e as novas orientações da doutrina para, assim, preparar-se para atender os seus clientes”, continuou.

O presidente da Ordem paulista relembrou, ainda, o significado do Exame de Ordem, um instrumento importante para a sociedade por garantir que o cidadão encontre advogados qualificados para defender seus direitos em variadas questões. “Essa é a única profissão capaz de satisfazer o maior desejo do ser humano, que é o desejo por Justiça”, disse. “A partir de hoje, esta casa é de vocês. Por esse solo andaram os maiores advogados do Brasil e é onde cidadãos buscaram proteção nos momentos mais difíceis do país. Hoje vivemos uma grande crise econômica, política e, acima de tudo, moral. E a partir de agora os senhores podem trabalhar junto conosco para transformar esse país em um Brasil mais fraterno e mais justo”.

OAB SP entrega 167 carteiras a novos advogados 4
Aleksander Mendes Zakimi, conselheiro Secional e presidente da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP, reiterou a importância dos novos advogados participarem ativamente das atividades promovidas pela entidade

Outros membros da OAB SP também puderam transmitir o seu recado para os novos advogados. José Maria Dias Neto, diretor tesoureiro da Secional, salientou, durante a cerimônia que ocorreu às 14h, que a solenidade é fundamental para a classe. “Trata-se do nascimento de novos colegas. Hoje os senhores recebem a carteira com um número de inscrição que os acompanhará por toda a vida. A partir de agora, podem atuar em quaisquer tribunais do Brasil”, comemorou. Já Aleksander Mendes Zakimi, conselheiro Secional e presidente da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP, convidou os novos inscritos a participarem da entidade. “A OAB é um diferencial na minha atividade profissional e o trabalho que realizo aqui é apaixonante. Espero que os senhores também se apaixonem pela Ordem e cada vez mais pela advocacia. Lembrem-se que sempre estaremos ao lado de vocês”, declarou. Ambos representaram o presidente Marcos da Costa nas duas primeiras cerimônias. Nessas ocasiões foi exibido um vídeo no qual Costa dá as boas-vindas aos integrantes recém-chegados.

OAB SP entrega 167 carteiras a novos advogados 5
José Maria Dias Neto, diretor tesoureiro da Secional, comandou uma das cerimônias de entrega de carteira a 167 novos advogados

Fernando Oscar Castelo Branco, conselheiro Secional e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou que o dia era de comemoração. “A palavra que resume esse momento é superação”, disse. “Cada um com sua trajetória sabe quão difícil foram os últimos anos de vida acadêmica para alcançar o dia de hoje. É uma data inesquecível e também de assunção de responsabilidades. Nós estamos, porém, muito tranquilos, sabendo que cada um dos senhores está preparado para exercer a nossa advocacia com denodo, dignidade e empenho, pois passaram no Exame de Ordem”, finalizou.

As cerimônias também contaram com as presenças de outros membros da Ordem paulista. Entre eles, em horários distintos, Fernanda de Almeida Carneiro, assessora da Comissão de Seleção e Inscrição; Laerte Soares e Luiz Silvio Moreira Salata, ambos conselheiros Secionais; Fabio de Souza Santos e Rogerio Martir, presidente e vice-presidente da Subseção de Guarulhos; Ana Maria Lanatoviz, membro da Comissão da Mulher Advogada; Marilda de Angelo, Nilo Sérgio da Silva e Alessandra Gianna, representantes da Coordenadoria da Ação Social; Gustavo Neves Forte, assessor da Comissão de Seleção e Inscrição; e os advogados Ana Arnoni, Pedro Lucio dos Santos, Jaime Lisboa Brito, Adriano Martins Pinheiro e Elen Franciane de Sousa.