Diretoria da OAB SP participa de entrega de certificados da ESA


27/11/2015

Diretoria da OAB SP participa de entrega de certificados da ESA
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, chega para a entrega dos certificados da ESA

A diretoria da Secional paulista participou, na noite desta quinta-feira (26/11), da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de cursos de especialização Latu Sensu da Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, realizado no prédio da Fecomércio, na capital. Na ocasião, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, disse sentir orgulho da advocacia paulista. “Vejo preocupação diária com o aperfeiçoamento e, ao fazer isso, presta-se um serviço de maior qualidade para o cidadão”, afirmou. “Desse modo, nossa contribuição para um país que precisa tanto de Justiça ganha ainda mais peso”.

Apenas nessa noite, a lista de formandos reuniu 170 nomes. Fora os cursos fixos, ao longo de 2015 a ESA mobilizou sua estrutura para fornecer conhecimentos específicos, como foi o caso das aulas sobre o novo Código de Processo Civil (CPC) – sancionado em março deste ano e cuja previsão para entrar em vigor é o mesmo mês de 2016. Segundo Costa, em apenas um dos cursos realizados sobre esse tema, a escola recebeu 50 mil frequentadores. “É um exemplo que mostra a importância de pensar em aprimoramento permanente, porque o mundo é dinâmico e as leis e o Direito também”, complementou Fábio Canton, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP).

Diretoria da OAB SP participa de entrega de certificados da ESA 2
Braz Martins, que deixa o posto da ESA para assumir ano que vem a presidência da CAASP, se despediu dos colegas e alunos

O presidente da instituição de ensino, Braz Martins, além de parabenizar os alunos presentes, também agradeceu aos colegas de jornada na ESA. Em 2016, Martins deixa o posto para ocupar a presidência da CAASP. “Ser diretor dessa escola ao lado de pessoas que muito auxiliaram em minha missão vai ser mais um capítulo, o qual muito me orgulho, de meu currículo”, disse Martins.

Diretoria da OAB SP participa de entrega de certificados da ESA 3
Ivette Senise, que assumirá a presidência da ESA ano que vem, faz suas considerações

Para o lugar do dirigente virá a hoje vice-presidente da OAB SP, Ivette Senise Ferreira - também presente ao evento. Canton, hoje na CAASP, será vice-presidente da Secional no próximo triênio, integrando a diretoria do presidente reeleito Marcos da Costa. “Me sinto honrada pelo convite de dirigir essa entidade superior da advocacia, que ocupa lugar de destaque em sua atuação desde a sua criação em 1998”, disse Ivette. “Os cursos em nível de pós graduação contribuem tanto para a carreira na área da Justiça como para seguir a vida acadêmica”.

Além do texto expresso
O orador dos formandos foi Rafael dos Santos. “Tenho a missão de falar pela turma e espero que minha reflexão esteja à altura da ocasião”, iniciou. “Hoje é um momento único, no qual as sensações vividas são inexplicáveis. Foram muitas as dificuldades superadas para vencer mais essa etapa e, por isso, é ocasião para agradecer a todos, à OAB SP, à diretoria da ESA, aos funcionários e brilhantes professores e coordenadores que contribuíram, que nos ensinaram a ver o Direito além das leis e do texto expresso”, finalizou.

Compuseram a mesa, além dos citados, Roberto Delmanto Junior, presidente do conselho curador da ESA e conselheiro secional da OAB SP; desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha, diretor da Escola Paulista da Magistratura; desembargadora Ivete Ribeiro, coordenadora do Curso de Direito do Trabalho da ESA; Helena Maria Diniz, assessora especial da diretoria da ESA e conselheira secional; Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, representante do corpo docente da ESA; Vitor Frederico Kümpel, coordenador do curso de Direito Civil e Processual Civil da ESA; e Flávio Roberto Batista, procurador da República, representante da Escola da Advocacia-Geral da União.