Sede da OAB SP ganha nova cor à noite para apoiar “Novembro Azul”


04/11/2015

Sede da OAB SP ganha nova cor à noite para apoiar “Novembro Azul”

Depois de aderir ao “Outubro Rosa”, a sede da Secional paulista da Ordem, na Rua Maria Paula, está iluminada por outra cor, a azul. Desta vez, o objetivo é chamar a atenção dos homens para a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata e motivar a população a realizar os exames preventivos. O “Novembro Azul” foi idealizado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença do sexo masculino não tem prevenção, mas seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. O problema é que, segundo estudo realizado pela SBU, 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

O presidente Marcos da Costa considera que a OAB SP também não poderia ficar de fora dessa campanha tão importante para a saúde do homem, assim como participa da ação voltada para o sexo feminino. “É preciso conscientizar a população masculina da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, já que a doença pode ser completamente vencida se diagnosticada precocemente”, reforça ele ao contar que além da iluminação, estão sendo planejadas outras ações, como palestras com especialistas sobre o tema.

Exames e tratamentos
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata. Ambos apresentam indícios da doença no organismo. Para um diagnóstico final, é necessário ainda analisar parte do tecido da glândula obtida pela biópsia da próstata. Caso a doença seja comprovada, o urologista pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento é individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.